Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17496
Tipo: | Dissertação |
Título: | O conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocos |
Título(s) alternativo(s): | The concept of uncertainty in experiments: introducing the blocks histogram |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Evandro de Souza |
Orientador: | Maia, Raphael Nunes Púpio |
Resumo: | Nesta dissertação mostramos como introduzir o histograma de blocos a fim de apresentar aos estudantes as primeiras noções sobre Incertezas de medições de grandezas físicas em práticas experimentais simples de laboratório. Baseada na teoria de mediação sugerida por Vygotsky, propomos três experimentos relacionados ao ensino de física (Tempo de Reação, Queda Livre e Pêndulo Simples) para introduzir o uso do histograma na sequência didática. Ao término de cada atividade e de posse dos dados, os estudantes montaram histogramas, o que os possibilitou comparar modelos e / ou métodos experimentais. Desta forma, estimulamos os estudantes a compreender a incerteza de medições e os fenômenos físicos de cada atividade sem preocupações com o formalismo matemático. Finalizamos com o relato das atividades e conclusões. |
Resumo: | In this dissertation we show how to introduce the block histogram in order to present to the students the first notions about uncertainties of measurements of physical quantities in simple experimental laboratory practices. Based on the theory of mediation suggested by Vygotsky, we propose three experiments related to Physics Teaching (Reaction Time, Free Fall and simple pendulum) to introduce the use of the histogram in the didactic sequence. At the end of each activity and possession of the data, the students assembled histograms, which allowed them to compare experimental models and / or methods. In this way, we encourage students to understand the uncertainty of measurements and the physical phenomena of each activity without concern for mathematical formalism. We conclude with the report of the activities and conclusions. |
Palavras-chave: | Incerteza de medição Laboratório Ensino e aprendizagem Ensino médio Measurement uncertainty Laboratory Teaching and learning High school |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Unidade produtora: | Instituto Politécnico |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 3-Abr-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | OLIVEIRA, Evandro de Souza. O conceito de incerteza nas experiências de física: introduzindo o histograma de blocos. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017. |
Aparece nas coleções: | Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESOLIVEIRA_PPG_EF.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ESOLIVEIRA_Produto.pdf | 273.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.