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dc.contributor.advisorHerschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.authorSilva, Jean Souza da Silva-
dc.date.accessioned2017-04-11T20:14:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:39Z-
dc.date.issued2008-07-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Jean. Tiop, comofas: tiopês: comunicação e estratégia de diferenciação social na internet. 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1751-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleTiop, comofas? : tiopês: comunicação e estratégias de diferenciação social na internetpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee1Tucherman, Ieda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292pt_BR
dc.contributor.referee2Freire Filho, Joao Batista de Macedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o uso do dialeto denominado tiopês, utilizado por jovens brasileiros em ambiente virtual. Sua origem remonta à rede de relacionamentos Orkut, mas seu uso ultrapassa este ambiente, sendo verificado em blogs, ferramentas de comunicação on-line e na comunicação falada. Os seus adeptos obrigatoriamente têm de escrever errado, simulando erros de digitação, erros de ortografia e de construção nas frases. Os erros são calculados e, por isso mesmo, engendra-se uma comunicação marcada por ironia e humor. A pesquisa procura analisar o perfil de seus adeptos, através do mapeamento de consumo cultural, posicionamento ideológico-político, bem como a imagem que os próprios usuários constroem sobre si. Através do dialeto, os usuários encontram procedimentos específicos de diferenciação social, que os distanciam ou os aproximam, apesar de compartilharem do mesmo ambiente (virtual). Há mecanismos de inclusão e exclusão entre grupos, gerando diferença de status entre determinados internautas. Verifica-se que em boa parte dos casos estudados, a comunicação tem como finalidade a conversação fortuita, irônica, sem objetivos que ultrapassem o diálogo descompromissado. Entretanto, não é possível afirmar que modos de sociabilidade sólidos não possam ser construídos a partir do jogo de aleatoriedades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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