Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1751
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tiop, comofas? : tiopês: comunicação e estratégias de diferenciação social na internet
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Jean Souza da Silva
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Analisa o uso do dialeto denominado tiopês, utilizado por jovens brasileiros em ambiente virtual. Sua origem remonta à rede de relacionamentos Orkut, mas seu uso ultrapassa este ambiente, sendo verificado em blogs, ferramentas de comunicação on-line e na comunicação falada. Os seus adeptos obrigatoriamente têm de escrever errado, simulando erros de digitação, erros de ortografia e de construção nas frases. Os erros são calculados e, por isso mesmo, engendra-se uma comunicação marcada por ironia e humor. A pesquisa procura analisar o perfil de seus adeptos, através do mapeamento de consumo cultural, posicionamento ideológico-político, bem como a imagem que os próprios usuários constroem sobre si. Através do dialeto, os usuários encontram procedimentos específicos de diferenciação social, que os distanciam ou os aproximam, apesar de compartilharem do mesmo ambiente (virtual). Há mecanismos de inclusão e exclusão entre grupos, gerando diferença de status entre determinados internautas. Verifica-se que em boa parte dos casos estudados, a comunicação tem como finalidade a conversação fortuita, irônica, sem objetivos que ultrapassem o diálogo descompromissado. Entretanto, não é possível afirmar que modos de sociabilidade sólidos não possam ser construídos a partir do jogo de aleatoriedades.
Palavras-chave: Comunicação
Cibercultura
Jovens
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jul-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Jean. Tiop, comofas: tiopês: comunicação e estratégia de diferenciação social na internet. 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSilva.pdf691.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.