Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17520
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação continuada para o ensino de física
Título(s) alternativo(s): Development of a continuous evaluation methodology for physics teaching
Autor(es)/Inventor(es): Herdi, Gislaine Soares Machado
Orientador: Tavares, Bernardo Mattos
Coorientador: Belmonte, Valéria Nunes
Resumo: Avaliar o aluno na sua prática educacional não significa simplesmente quantificar o grau de conhecimento que ele adquiriu, mas, sim, acompanhar o seu desenvolvimento, interferindo, quando necessário, para auxiliá-lo na construção do seu saber para que a sua aprendizagem seja significativa. Partindo desse princípio, desenvolvemos a proposta de um livro-jogo aventura em formato digital como um instrumento através do qual o educando é avaliado à medida que constrói o seu conhecimento. Para que o aluno pudesse descrever o raciocínio desenvolvido nas questões-problema e identificasse o percurso realizado na aventura do jogo, gerando um dado de análise para o professor, construímos e acoplamos na plataforma do livro-jogo um diário de bordo, o qual foi desenvolvido através da Google forms, visto ser uma ferramenta que faz quantificação dos dados formando gráficos que auxiliam a análise dos dados. Esta proposta não teve como objetivo quantificar o conhecimento, mas, sim, identificar os pontos de tropeço do educando para que o pesquisador pudesse auxiliá-lo a retomar os estudos dos conceitos e, assim, construir a sua aprendizagem significativa. O diagnóstico montado a partir do estudo de casos nos faz concluir que a proposta foi bem aceita pelos alunos participantes, potencializando assim o processo ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos foram satisfatórios.
Resumo: Evaluating the student in their educational practice does not simply mean quantifying the degree of knowledge they have acquired, but rather monitoring their development, interfering, when necessary, to assist them in building their knowledge so that their learning is meaningful. Based on this principle, we developed the proposal of a book-game adventure in digital format as an instrument through which the learner is evaluated as he builds his knowledge. In order to allow the student describe his reasoning to solve the question-problems, and to identify the track carried out in the game, generating data to be analysed by the teacher, we built a kind of logbook in google forms plataform and coupled it on the book-game plataform. It is a tool that quantifies the data, generating graphs and charts that help the data analysis. This proposal was not intended to quantify knowledge, but to identify the stumbling points of the student so that the teacher (researcher) could help him to finish the studies of concepts and then build his meaningful learning. The diagnosis based on the case study leads us to conclude that the proposal was well accepted by the participating students, thus enhancing the teaching-learning process. The results obtained were satisfactory.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Cinemática da partícula
Ensino e aprendizagem
Learning Evaluation
Particle kinematics
Teaching and learning
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Unidade produtora: Instituto Politécnico
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HERDI, Gislaine Soares Machado. Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação continuada para o ensino de física. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.
Aparece nas coleções:Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSMHERDI_PPG_EF.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
GSMHERDI_Produto.pdf624.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.