Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17532
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Utilização do CO2 na reforma do glicerol para a obtenção de gás de síntese
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Leandro de Carvalho
Tutor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Tutor : Falcão, Pedro Wagner de Carvalho
Resumen: O gás de síntese, uma mistura de hidrogênio (H2) e monóxido de carbono (CO), é amplamente utilizado como principal intermediário nos processos para a síntese de vários combustíveis e outros produtos químicos de alto valor agregado, tal como o metanol. O processo utilizado comercialmente baseia-se na reforma do metano (CH4) com vapor d´água, gerando CO2 que contribui para o efeito estufa. Com isto, é fundamental o desenvolvimento de novos processos ambientalmente e economicamente viáveis para a sua produção. O glicerol, que é um subproduto da produção de biodiesel obtido pela transesterificação de óleos vegetais (triglicerídeos) com um álcool, geralmente, metanol, tem sido considerado um excelente candidato para a produção de gás de síntese. O glicerol proveniente da síntese do biodiesel é denominado glicerol bruto, que contém triglicerídeos e metanol não convertidos, além de biodiesel, sabões e outros contaminantes. A utilização do glicerol para produzir gás de síntese pode reduzir potencialmente os custos da produção de biodiesel. A produção de gás de síntese pela pirólise, gaseificação e reforma a vapor do glicerol tem sido amplamente investigada, entretanto pouco se sabe a respeito da reforma seca do glicerol. Com isto, a reforma do glicerol utilizando CO2 pode ser um processo atraente. O intuito deste trabalho é analisar termodinamicamente as reações de reforma do glicerol com CO2 a diferentes condições (Pressão: 1, 3 e 5 atm; Razão molar entre o CO2 e o glicerol: 0,25, 0,5, 0,75 e 1; Temperatura: 800K, 975-1000K), levando em consideração apenas o equilíbrio químico. Todos os cálculos foram feitos com o auxílio do software Mathcad® e com o simulador de processos UniSim Design®, com a adoção do modelo de Reator de Gibbs, visando otimizar as condições operacionais. Os resultados obtidos foram usados para uma avaliação econômica do processo, analisando sua viabilidade frente a um processo alternativo de risco zero.
Materia: Gás de síntese
glicerol
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::TERMODINAMICA QUIMICA
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PACHECO, Leandro de Carvalho. Utilização do CO2 na reforma do glicerol para a obtenção de gás de síntese. 2009. 122 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCPacheco.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.