Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17555
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Astronomia e astrologia: a construção do conhecimento do cosmos |
Autor(es)/Inventor(es): | Dittz, Roberta Moreira |
Tutor: | Nader, Rundsthen Vasques de |
Resumen: | O ser humano, desde os tempos mais remotos, integra o pensamento mítico e racional como maneira de se relacionar com a natureza. Observar o céu fez parte da vida prática do ser humano primitivo, seja para distinguir as estações do ano e se localizar, como para compor o imaginário mítico de suas culturas. A prática desta observação metódica dos movimentos e padrões celestes foi denominada pelos gregos de astrologia, com origem na Mesopotâmia por volta dos anos 2000 a.C. Neste trabalho vamos percorrer, de forma concisa, a história da Astronomia desde sua origem como prática astrológica da antiguidade até o momento em que se separam definitivamente, dando origem à prática científica astronômica, como a conhecemos hoje. |
Materia: | Astronomia Astrologia Mito História da ciência Filosofia da ciência Astronomy Astrology Myth History of science Philosophy of science |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
Unidade de producción: | Observatório do Valongo |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 11-jun-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | DITTZ, Roberta Moreira. Astronomia e astrologia: a construção do conhecimento do cosmos. 2021. 93 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Astronomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RMDittz.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.