Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Muanis, Maria Comes | - |
dc.contributor.author | Garcia, Thaís da Silva Reis | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-11T17:56:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17595 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Formação docente: expectativas e avaliações dos licenciandos concluintes da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9241046727017196 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Prado, Ana Pires do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728052729083368 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o intuito de analisar as percepções dos licenciandos concluintes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a sua formação inicial docente. A fim de elucidar esse questionamento, decidiu-se sistematizar a pesquisa em duas etapas: Revisão Bibliográfica e Questionário Discente. Sobre a primeira etapa, a partir da pergunta-orientadora “Como o aluno da licenciatura avalia sua formação docente?”, foi realizada uma busca por artigos científicos em duas plataformas digitais, Educ@ e SciELO. Após o processo de filtragem dos textos, selecionaram-se 10. A segunda etapa consistiu na investigação dos resultados obtidos por meio do “Questionário discente: Licenciandos em formação”. Esse questionário foi elaborado pela Comissão de Avaliação e Monitoramento da Política Interinstitucional do Complexo de Formação de Professores da UFRJ e foi direcionado aos licenciandos concluintes da mesma instituição. Dentre outros objetivos que permeiam a análise do Questionário Discente, destacam-se: traçar o perfil dos licenciandos concluintes; identificar as motivações que levaram os discentes a optarem pela licenciatura; descrever as práticas pedagógicas realizadas durante os cursos na perspectiva discente; averiguar se as expectativas dos alunos no início da graduação foram (ou não) atendidas; investigar o nível de satisfação com a formação docente; observar como os discentes avaliam sua trajetória formativa e se eles se sentem preparados para atuar como professores; e verificar as aspirações futuras dos discentes com relação à profissão docente. Após o estudo descritivo das respostas do Questionário Discente, em que 68 questionários foram analisados, foi constatado que a grande maioria dos licenciandos se sente valorizada com a formação proporcionada pela UFRJ; muitos a definiram como uma instituição de excelência devido ao aprofundamento teórico e à qualidade do corpo docente. Todavia, esta formação também apresenta algumas fragilidades, já mapeadas pela literatura mais ampla sobre formação docente inicial, como: a dicotomia entre teoria e prática, com a secundarização do segundo conhecimento; a fragmentação da grade curricular; a falta de diálogo entre as licenciaturas; e o distanciamento da educação básica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSRGarcia.pdf | 664.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.