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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Formação docente: expectativas e avaliações dos licenciandos concluintes da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Garcia, Thaís da Silva Reis
Tutor: Muanis, Maria Comes
Resumen: O presente trabalho tem o intuito de analisar as percepções dos licenciandos concluintes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a sua formação inicial docente. A fim de elucidar esse questionamento, decidiu-se sistematizar a pesquisa em duas etapas: Revisão Bibliográfica e Questionário Discente. Sobre a primeira etapa, a partir da pergunta-orientadora “Como o aluno da licenciatura avalia sua formação docente?”, foi realizada uma busca por artigos científicos em duas plataformas digitais, Educ@ e SciELO. Após o processo de filtragem dos textos, selecionaram-se 10. A segunda etapa consistiu na investigação dos resultados obtidos por meio do “Questionário discente: Licenciandos em formação”. Esse questionário foi elaborado pela Comissão de Avaliação e Monitoramento da Política Interinstitucional do Complexo de Formação de Professores da UFRJ e foi direcionado aos licenciandos concluintes da mesma instituição. Dentre outros objetivos que permeiam a análise do Questionário Discente, destacam-se: traçar o perfil dos licenciandos concluintes; identificar as motivações que levaram os discentes a optarem pela licenciatura; descrever as práticas pedagógicas realizadas durante os cursos na perspectiva discente; averiguar se as expectativas dos alunos no início da graduação foram (ou não) atendidas; investigar o nível de satisfação com a formação docente; observar como os discentes avaliam sua trajetória formativa e se eles se sentem preparados para atuar como professores; e verificar as aspirações futuras dos discentes com relação à profissão docente. Após o estudo descritivo das respostas do Questionário Discente, em que 68 questionários foram analisados, foi constatado que a grande maioria dos licenciandos se sente valorizada com a formação proporcionada pela UFRJ; muitos a definiram como uma instituição de excelência devido ao aprofundamento teórico e à qualidade do corpo docente. Todavia, esta formação também apresenta algumas fragilidades, já mapeadas pela literatura mais ampla sobre formação docente inicial, como: a dicotomia entre teoria e prática, com a secundarização do segundo conhecimento; a fragmentação da grade curricular; a falta de diálogo entre as licenciaturas; e o distanciamento da educação básica.
Materia: Formação de professores
Ensino superior
Formação profissional
Educação básica
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

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