Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17595
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Formação docente: expectativas e avaliações dos licenciandos concluintes da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Garcia, Thaís da Silva Reis |
Tutor: | Muanis, Maria Comes |
Resumen: | O presente trabalho tem o intuito de analisar as percepções dos licenciandos concluintes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a sua formação inicial docente. A fim de elucidar esse questionamento, decidiu-se sistematizar a pesquisa em duas etapas: Revisão Bibliográfica e Questionário Discente. Sobre a primeira etapa, a partir da pergunta-orientadora “Como o aluno da licenciatura avalia sua formação docente?”, foi realizada uma busca por artigos científicos em duas plataformas digitais, Educ@ e SciELO. Após o processo de filtragem dos textos, selecionaram-se 10. A segunda etapa consistiu na investigação dos resultados obtidos por meio do “Questionário discente: Licenciandos em formação”. Esse questionário foi elaborado pela Comissão de Avaliação e Monitoramento da Política Interinstitucional do Complexo de Formação de Professores da UFRJ e foi direcionado aos licenciandos concluintes da mesma instituição. Dentre outros objetivos que permeiam a análise do Questionário Discente, destacam-se: traçar o perfil dos licenciandos concluintes; identificar as motivações que levaram os discentes a optarem pela licenciatura; descrever as práticas pedagógicas realizadas durante os cursos na perspectiva discente; averiguar se as expectativas dos alunos no início da graduação foram (ou não) atendidas; investigar o nível de satisfação com a formação docente; observar como os discentes avaliam sua trajetória formativa e se eles se sentem preparados para atuar como professores; e verificar as aspirações futuras dos discentes com relação à profissão docente. Após o estudo descritivo das respostas do Questionário Discente, em que 68 questionários foram analisados, foi constatado que a grande maioria dos licenciandos se sente valorizada com a formação proporcionada pela UFRJ; muitos a definiram como uma instituição de excelência devido ao aprofundamento teórico e à qualidade do corpo docente. Todavia, esta formação também apresenta algumas fragilidades, já mapeadas pela literatura mais ampla sobre formação docente inicial, como: a dicotomia entre teoria e prática, com a secundarização do segundo conhecimento; a fragmentação da grade curricular; a falta de diálogo entre as licenciaturas; e o distanciamento da educação básica. |
Materia: | Formação de professores Ensino superior Formação profissional Educação básica |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSRGarcia.pdf | 664.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.