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http://hdl.handle.net/11422/17599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da | - |
dc.contributor.author | Jungmann, Alexandre Ramos | - |
dc.contributor.author | Salles, Mário Henrique Galvão | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-11T18:56:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2009-07 | - |
dc.identifier.citation | JUNGMANN, Alexandre Ramos; SALLES, Mário Henrique Galvão. Estudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuo. 2009. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17599 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Destilação | pt_BR |
dc.subject | Vácuo | pt_BR |
dc.subject | Lubrificante | pt_BR |
dc.title | Estudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9251265662493279 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mehl, Ana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6704067583523167 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nicolaiewsky, Elioni Maria de Arruda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1415702466630320 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Ladimir José de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4336956035358282 | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho foi simulada uma coluna de destilação a vácuo para a produção dos óleos lubrificantes do tipo: spindle, neutro leve e neutro médio. A carga de alimentação da unidade era composta pelo resíduo atmosférico, proveniente da mistura dos petróleos Marlim e Árabe leve (4:1). O processo foi realizado utilizando o simulador HYSYS, inserindo a curva PEV do RAT para a geração dos seus pseudocomponentes, que iriam compor a alimentação da coluna. Através da avaliação da influência da quantidade de 1 a 3 reciclos ao longo da coluna, verificou-se que a unidade com o melhor custo benefício consistia naquela utilizando apenas um reciclo. Em seguida, o processo foi otimizado através da fração vaporizada da carga e da vazão de vapor superaquecido, buscando maximizar as retiradas dos cortes, principalmente do óleo mais nobre, o spindle. Os resultados indicaram que o aumento da fração vaporizada em 95% elevava consideravelmente a produção total de lubrificantes, assim como a quantidade do spindle. Com relação à vazão de vapor, resultados apreciáveis não foram encontrados, pois a maior parte das simulações ou não convergiu ou produziu os lubrificantes nas suas respectivas faixas de viscosidade. Posteriormente, foi realizado o dimensionamento dos recheios das diversas seções da coluna. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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