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dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Maria Cruzeiro da-
dc.contributor.authorJungmann, Alexandre Ramos-
dc.contributor.authorSalles, Mário Henrique Galvão-
dc.date.accessioned2022-07-11T18:56:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:05Z-
dc.date.issued2009-07-
dc.identifier.citationJUNGMANN, Alexandre Ramos; SALLES, Mário Henrique Galvão. Estudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuo. 2009. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17599-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDestilaçãopt_BR
dc.subjectVácuopt_BR
dc.subjectLubrificantept_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9251265662493279pt_BR
dc.contributor.referee1Mehl, Ana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704067583523167pt_BR
dc.contributor.referee2Nicolaiewsky, Elioni Maria de Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1415702466630320pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Ladimir José de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336956035358282pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho foi simulada uma coluna de destilação a vácuo para a produção dos óleos lubrificantes do tipo: spindle, neutro leve e neutro médio. A carga de alimentação da unidade era composta pelo resíduo atmosférico, proveniente da mistura dos petróleos Marlim e Árabe leve (4:1). O processo foi realizado utilizando o simulador HYSYS, inserindo a curva PEV do RAT para a geração dos seus pseudocomponentes, que iriam compor a alimentação da coluna. Através da avaliação da influência da quantidade de 1 a 3 reciclos ao longo da coluna, verificou-se que a unidade com o melhor custo benefício consistia naquela utilizando apenas um reciclo. Em seguida, o processo foi otimizado através da fração vaporizada da carga e da vazão de vapor superaquecido, buscando maximizar as retiradas dos cortes, principalmente do óleo mais nobre, o spindle. Os resultados indicaram que o aumento da fração vaporizada em 95% elevava consideravelmente a produção total de lubrificantes, assim como a quantidade do spindle. Com relação à vazão de vapor, resultados apreciáveis não foram encontrados, pois a maior parte das simulações ou não convergiu ou produziu os lubrificantes nas suas respectivas faixas de viscosidade. Posteriormente, foi realizado o dimensionamento dos recheios das diversas seções da coluna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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