Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17599
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuo
Autor(es)/Inventor(es): Jungmann, Alexandre Ramos
Salles, Mário Henrique Galvão
Orientador: Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da
Resumo: No presente trabalho foi simulada uma coluna de destilação a vácuo para a produção dos óleos lubrificantes do tipo: spindle, neutro leve e neutro médio. A carga de alimentação da unidade era composta pelo resíduo atmosférico, proveniente da mistura dos petróleos Marlim e Árabe leve (4:1). O processo foi realizado utilizando o simulador HYSYS, inserindo a curva PEV do RAT para a geração dos seus pseudocomponentes, que iriam compor a alimentação da coluna. Através da avaliação da influência da quantidade de 1 a 3 reciclos ao longo da coluna, verificou-se que a unidade com o melhor custo benefício consistia naquela utilizando apenas um reciclo. Em seguida, o processo foi otimizado através da fração vaporizada da carga e da vazão de vapor superaquecido, buscando maximizar as retiradas dos cortes, principalmente do óleo mais nobre, o spindle. Os resultados indicaram que o aumento da fração vaporizada em 95% elevava consideravelmente a produção total de lubrificantes, assim como a quantidade do spindle. Com relação à vazão de vapor, resultados apreciáveis não foram encontrados, pois a maior parte das simulações ou não convergiu ou produziu os lubrificantes nas suas respectivas faixas de viscosidade. Posteriormente, foi realizado o dimensionamento dos recheios das diversas seções da coluna.
Palavras-chave: Destilação
Vácuo
Lubrificante
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JUNGMANN, Alexandre Ramos; SALLES, Mário Henrique Galvão. Estudo da viabilidade de separação de leves do RAT através da destilação a vácuo. 2009. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARJungmann.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.