Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17602
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A tradução literária especializada e as práticas editoriais brasileiras: valorização e dinamização do fundo de catálogo das editoras
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, João Pedro Moura Alves
Advisor: Frederico, Aline
Abstract: O foco deste trabalho de conclusão de curso consiste no estudo de práticas editoriais acessíveis para editoras brasileiras de pequeno e médio porte que compreendem a importância de um fundo de catálogo sólido para a sustentabilidade dos seus negócios, por um lado, e que percebem a relevância da tradução literária especializada para a composição desse extrato dos seus portfólios, por outro. A investigação, organizada em sete capítulos, baseia-se em levantamentos de dados originários de pesquisas de mercado, em considerações críticasanalíticas autorais e em entrevistas feitas junto a dois agentes do mercado ligados à tradução literária e/ou à edição de tradução. Desse modo, o objetivo que se pretende alcançar é o de fomentar e fundamentar a atividade de profissionais que enxergam na interface entre autoria, tradução e mercado uma oportunidade para a criação e a consolidação de valores editoriais.
Keywords: Editoração
Tradução e interpretação
Catálogos de editores
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Apr-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, João Pedro Moura Alves. A tradução literária especializada e as práticas editoriais brasileiras: valorização e dinamização do fundo de catálogo das editoras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFernandes.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.