Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17613
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aplicação de biorreatores no processo de biorremediação de solo contaminado por combustíveis
Author(s)/Inventor(s): Silva, Erika Famini
Teixeira, Marianne Rachel Abreu
Advisor: Carvalho, Denize Dias de
Co-advisor: Baptista, Sandro José
Abstract: A biorremediação consiste em várias técnicas de recuperação de áreas contaminadas utilizando como base micro-organismos para degradar os compostos orgânicos contaminantes e transformá-los em compostos não nocivos. No presente trabalho foi estudada a aplicação de uma dessas técnicas, a bioestimulação, que visa aumentar a atividade microbiana da população nativa modificando determinados parâmetros do solo, como aeração, nutrientes e pH. Para avaliação da eficiência do tratamento por bioestimulação ex situ realizou-se um estudo de caso em um solo contaminado por gasolina coletado na área de um posto de combustível. Foram preparados quatro biorreatores aeróbios, onde dois deles receberam ajuste de nutrientes, pH e umidade e os outros dois tiveram somente a umidade corrigida. Durante 30 dias de experimentos, diversos parâmetros foram acompanhados semanalmente e, ainda, foram realizadas análises iniciais e finais de BTEX e PAH, em laboratório externo, para comparar a eficiência da remoção de matéria orgânica contaminante presente no solo, que foi de aproximadamente 97%.
Keywords: Solo
Contaminação
Recuperação
Biorremediação
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::MICROBIOLOGIA APLICADA E ENGENHARIA SANITARIA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Sep-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Erika Famini; TEIXEIRA, Marianne Rachel Abreu. Aplicação de biorreatores no processo de biorremediação de solo contaminado por combustíveis. 2009. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFSilva.pdf991.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.