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http://hdl.handle.net/11422/17629
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Estudo técnico e de viabilidade econômica de desasfaltação com fluido supercrítico |
Autor(es)/Inventor(es): | Rodrigues Júnior, Luiz Carlos |
Orientador: | Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini |
Coorientador: | Seidl, Peter Rudolf |
Resumo: | O uso de petróleos pesados é uma tendência mundial. Previsões econômicas mostram que no ano de 2025 o óleo pesado será a principal fonte de energia fóssil no mundo, já que as reservas de óleos pesados mundiais são significativamente grandes. E no Brasil, principalmente, as jazidas recém encontradas confirmam esta tendência. Por causa desta característica marcante, o refino do petróleo brasileiro exige diferentes técnicas para a obtenção das frações economicamente de interesse. Um desses processos é a desasfaltação a propano que tem por objetivo extrair, através da ação do propano líquido em alta pressão, um gasóleo de alta viscosidade contido no resíduo de vácuo. Como subproduto da extração, obtém-se o resíduo asfáltico que, conforme o tipo de resíduo de vácuo processado e a severidade operacional pode ser enquadrado como asfalto ou óleo combustível ultra-viscoso. Estes processos de desasfaltação de resíduo de destilação ainda possuem custos muito elevados e, portanto, novas metodologias e novos estudos técnico-econômicos precisam ser feitos visando à otimização destes processos. Diante do uso de petróleos mais pesados, o resíduo atmosférico é cada vez uma fração mais pesada, tornando menos atrativo economicamente o processo de destilação a vácuo. No presente trabalho, o objetivo é propor um novo sistema para a desasfaltação a propano, visando obter o mesmo produto do tradicional processo de destilação a vácuo, a partir da mesma matéria-prima, o RAT, com um menor custo utilizando propano em condições supercríticas. O princípio fundamental do processo de extração com fluido supercrítico é que o poder de solubilização destes é maior quanto mais denso ele for e nas proximidades do ponto crítico, um pequeno aumento de pressão produz um grande aumento do poder de solubilização do solvente. Inicialmente, foi proposto um fluxograma para o novo processo. Em seguida foi realizado um estudo de avaliação técnica fazendo uma comparação com a destilação a vácuo. Com o fluxograma validado, foi então realizada uma otimização das principais variáveis. Por fim, foi feito um estudo de viabilidade econômica. |
Palavras-chave: | Desasfaltação Petróleo Petróleo pesado |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Set-2009 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Carlos. Estudo técnico e de viabilidade econômica de desasfaltação com fluido supercrítico. 2009. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
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