Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17629
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo técnico e de viabilidade econômica de desasfaltação com fluido supercrítico
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues Júnior, Luiz Carlos
Orientador: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Coorientador: Seidl, Peter Rudolf
Resumo: O uso de petróleos pesados é uma tendência mundial. Previsões econômicas mostram que no ano de 2025 o óleo pesado será a principal fonte de energia fóssil no mundo, já que as reservas de óleos pesados mundiais são significativamente grandes. E no Brasil, principalmente, as jazidas recém encontradas confirmam esta tendência. Por causa desta característica marcante, o refino do petróleo brasileiro exige diferentes técnicas para a obtenção das frações economicamente de interesse. Um desses processos é a desasfaltação a propano que tem por objetivo extrair, através da ação do propano líquido em alta pressão, um gasóleo de alta viscosidade contido no resíduo de vácuo. Como subproduto da extração, obtém-se o resíduo asfáltico que, conforme o tipo de resíduo de vácuo processado e a severidade operacional pode ser enquadrado como asfalto ou óleo combustível ultra-viscoso. Estes processos de desasfaltação de resíduo de destilação ainda possuem custos muito elevados e, portanto, novas metodologias e novos estudos técnico-econômicos precisam ser feitos visando à otimização destes processos. Diante do uso de petróleos mais pesados, o resíduo atmosférico é cada vez uma fração mais pesada, tornando menos atrativo economicamente o processo de destilação a vácuo. No presente trabalho, o objetivo é propor um novo sistema para a desasfaltação a propano, visando obter o mesmo produto do tradicional processo de destilação a vácuo, a partir da mesma matéria-prima, o RAT, com um menor custo utilizando propano em condições supercríticas. O princípio fundamental do processo de extração com fluido supercrítico é que o poder de solubilização destes é maior quanto mais denso ele for e nas proximidades do ponto crítico, um pequeno aumento de pressão produz um grande aumento do poder de solubilização do solvente. Inicialmente, foi proposto um fluxograma para o novo processo. Em seguida foi realizado um estudo de avaliação técnica fazendo uma comparação com a destilação a vácuo. Com o fluxograma validado, foi então realizada uma otimização das principais variáveis. Por fim, foi feito um estudo de viabilidade econômica.
Palavras-chave: Desasfaltação
Petróleo
Petróleo pesado
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Carlos. Estudo técnico e de viabilidade econômica de desasfaltação com fluido supercrítico. 2009. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCRJunior.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.