Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17693
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização funcional de vírus-like particles de NωV produzidas em plantas
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Jonas Rafael Siqueira
Orientador: Domitrovic, Tatiana
Resumo: As partículas virais podem ser vistas como nanomáquinas altamente eficientes, capazes de encapsular o genoma, escapar do sistema imunológico, se anexar a células suscetíveis, e liberar o genoma e outros conteúdos da partícula no meio intracelular. Todos esses recursos podem ser aplicados à nanotecnologia, inspirando sistemas inovadores de entrega de ácido nucleico / drogas ou de apresentação de antígenos. Nós exploramos o uso de VLPs derivadas de um vírus de inseto não envelopado, Nudaurelia capensis Omega Virus (NωV), como nanopartícula capaz de carrear pequenas drogas. As VLPs de NωV contam com um peptídeo lítico capaz de penetrar eficientemente nas membranas celulares, evitando a via endocítica que muitas vezes dificulta a entrega de drogas ou genes. As VLPs de NωV apresentam as mesmas características biofísicas funcionais do vírion e são geradas por meio da expressão heteróloga da proteína do capsídeo em células de Spodoptera frugiperda usando um vetor de baculovírus. Recentemente, novos vetores de expressão em plantas permitem a produção de proteínas heterólogas com alto rendimento de forma simplificada e econômica, o que facilitaria uma futura aplicação de NωV como nanopartícula. O objetivo desse trabalho é produzir VLPs de NωV em Nicotiana benthamiana e caracterizar a sua maturação e atividade lítica. O gene da proteína de capsídeo de NωV foi clonado no vetor de expressão pEAQHT de Nicotiana benthamiana que combina um forte promotor para a produção do gene recombinante para à expressão da proteína p19 para supressão da resposta de ARN interferente da planta. Bactérias Agrobacterium tumefaciens foram transformadas com o vetor recombinante e utilizadas para agroinfiltração de folhas de N. benthamiana. Após 4 dias, as folhas agroinfiltradas foram colhidas, pesadas e trituradas em tampão de purificação. O extrato da folha filtrado foi ultracentrifugado contra gradiente contínuo de sacarose para isolamento das partículas. A análise do material por SDS-PAGE revelou uma banda pura de 70 kDa, o peso molecular esperado da proteína do capsídeo NωV. Além disso, as VLPs N⍵V derivadas de plantas mostraram maturação e propriedades líticas semelhantes às VLPs derivadas de insetos. Nosso trabalho confirmou a eficiência da expressão de N⍵V VLP em N. benthamiana usando o vetor pEAQHT e abre caminho para que outras partículas recombinantes de vírus eucarióticos sejam produzidas usando a mesma tecnologia.
Palavras-chave: Partículas semelhantes a vírus
Nudaurelia capensis omega virus
Biotecnologia
Virus-like particle
Biotechnology
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, J. R. S. (2020). Caracterização funcional de vírus-like particles de NωV produzidas em plantas [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRSRibeiro.pdf2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.