Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17699
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Setor de tratamento de resíduos industriais sólidos: análise estrutural e perspectivas estratégicas no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Alvaristo, Evandro Luiz
Corrêa, Rafaela Gomes
Orientador: Alves, Flávia Chaves
Resumo: A gestão de resíduos industriais deve iniciar antes de sua geração. Uma gestão integrada, que utilize uma série de recursos e tecnologias para transformar resíduos em matéria-prima e reduzir o impacto negativo dos resíduos sobre o meio ambiente, seria a ação mais recomendada. Neste contexto, as empresas de tratamento de resíduos atuam onde a gestão tecnológica é altamente condicionada por leis e regulamentos. Sua posição na cadeia produtiva lhes confere uma privilegiada visão de conjunto das questões ambientais. Considerando a importância do Setor de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais na construção das bases para que o país possa se desenvolver sem comprometer seu patrimônio natural, o presente trabalho buscou traçar um perfil do setor no Brasil, de forma a viabilizar uma análise das perspectivas estratégicas. O estudo mostra que a referida indústria possui caráter fragmentado e utiliza estratégias competitivas baseadas em diferenciação, através do uso de multitecnologia. Tais resultados foram obtidos a partir da análise do setor sob a ótica do Modelo proposto por Porter, que explora o meio em que a empresa se insere determinando quais forças poderiam lhe oferecer ameaças e oportunidades.
Palavras-chave: Indústria
Resíduos
Tratamento
Gestão
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVARISTO, Evandro Luiz; CORRÊA, Rafaela Gomes. O Setor de tratamento de resíduos industriais sólidos: análise estrutural e perspectivas estratégicas no Brasil. 2007. 141 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAlvaristo.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.