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dc.contributor.advisorBorges, Mariane Brito Azevedo-
dc.contributor.authorDettmar, Rafaela Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-19T13:05:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:16Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationDETTMAR, Rafaela Gomes. O ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiro. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17716-
dc.description.abstractBased on the legal principles that guarantee an inclusive education as everyone's individual right and responsibility of the schools and education professionals, this qualitative study seeks to understand how accessible has been the Geometric Design's curriculum for students with visual impairments who are enrolled in elementary schools located in Rio de Janeiro. In that sense, a revision of legislation, semi-structured interviews and materials provided by contacted teachers are used to analyze the multiple variables envolved during the teacher's production of accessible materials and its reception by their students and tutors. As final considerations, the data collected by these three sources are cross-compared in order to explain some of the reasons behind the obstacles and the advances that have been made towards the accessibility of the Design learning. The production of an accessible material as a suggestion for future works and the contribution to aspects that haven't been yet fully explored is based on the investigation mentioned above.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectDesenho projetivopt_BR
dc.subjectEnsino inclusivopt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleO ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoCom base nos princípios legais que asseguram a educação inclusiva como direito de todos e dever da escola e profissionais da educação, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender o presente cenário de maior ou menor acessibilidade do currículo de Desenho Geométrico para estudantes com deficiência visual (D.V.) em escolas cariocas do ciclo básico. Parte-se, a princípio, da revisão de legislação, das entrevistas semiestruturadas e da verificação de materiais fornecidos por professores contactados para analisar comparativamente diferentes variáveis envolvidas na produção docente de materiais didáticos acessíveis e sua recepção por seus discentes não videntes e tutores. Nas considerações finais são cruzadas as três fontes de dados levantados a fim de explicitar alguns motivos por trás tanto de obstáculos quanto de avanços realizados na acessibilização do ensino de Desenho. Essa verificação embasa a sugestão de prosseguimento para trabalho futuro na forma de confecção de material acessível a fim de contribuir com aspectos ainda não, ou pouco, explorados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Técnicas de Representação Gráfica

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