Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17716
Tipo: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título: | O ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Dettmar, Rafaela Gomes |
Orientador: | Borges, Mariane Brito Azevedo |
Resumo: | Com base nos princípios legais que asseguram a educação inclusiva como direito de todos e dever da escola e profissionais da educação, esta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender o presente cenário de maior ou menor acessibilidade do currículo de Desenho Geométrico para estudantes com deficiência visual (D.V.) em escolas cariocas do ciclo básico. Parte-se, a princípio, da revisão de legislação, das entrevistas semiestruturadas e da verificação de materiais fornecidos por professores contactados para analisar comparativamente diferentes variáveis envolvidas na produção docente de materiais didáticos acessíveis e sua recepção por seus discentes não videntes e tutores. Nas considerações finais são cruzadas as três fontes de dados levantados a fim de explicitar alguns motivos por trás tanto de obstáculos quanto de avanços realizados na acessibilização do ensino de Desenho. Essa verificação embasa a sugestão de prosseguimento para trabalho futuro na forma de confecção de material acessível a fim de contribuir com aspectos ainda não, ou pouco, explorados. |
Resumo: | Based on the legal principles that guarantee an inclusive education as everyone's individual right and responsibility of the schools and education professionals, this qualitative study seeks to understand how accessible has been the Geometric Design's curriculum for students with visual impairments who are enrolled in elementary schools located in Rio de Janeiro. In that sense, a revision of legislation, semi-structured interviews and materials provided by contacted teachers are used to analyze the multiple variables envolved during the teacher's production of accessible materials and its reception by their students and tutors. As final considerations, the data collected by these three sources are cross-compared in order to explain some of the reasons behind the obstacles and the advances that have been made towards the accessibility of the Design learning. The production of an accessible material as a suggestion for future works and the contribution to aspects that haven't been yet fully explored is based on the investigation mentioned above. |
Palavras-chave: | Desenho geométrico Desenho projetivo Ensino inclusivo Educação escolar básica Deficiência visual |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 18-Abr-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | DETTMAR, Rafaela Gomes. O ensino do desenho e suas não visualidades: desafios e avanços na produção docente de materiais acessíveis em escolas do Rio de Janeiro. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Técnicas de Representação Gráfica) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Técnicas de Representação Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RGDettmar.pdf | 11.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.