Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17727
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dc.contributor.advisorRizzo, Márcia de Mathias-
dc.contributor.authorLeal, Caroline Pinho-
dc.date.accessioned2022-07-19T14:58:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:17Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationLEAL. Caroline Pinho. Estudo e análise de fragmentos têxteis relacionados a tecidos aplicados como suporte em pinturas de cavalete. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17727-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise térmicapt_BR
dc.subjectPintura de cavaletept_BR
dc.subjectTecidopt_BR
dc.subjectTermogravimetriapt_BR
dc.titleEstudo e análise de fragmentos têxteis relacionados a tecidos aplicados como suporte em pinturas de cavaletept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolve um estudo teórico e prático de tecidos relacionados com a pintura de cavalete, através da análise térmica destes materiais, no intuito de observar o seu comportamento diante de fatores térmicos não favoráveis, além de observar de que maneira isso pode influenciar num processo de conservação e restauração de uma pintura sobre tela. Para isso, foi desenvolvido um panorama histórico do uso do tecido como principal suporte para pintura. Ao se deparar com uma pintura, a camada pictórica é o ponto principal da obra. É por ela que ocorre a explosão de cores, o surgimento de imagens e intervenções, entretanto uma pintura é composta por várias etapas, sendo o suporte uma parte essencial dessa composição. O suporte têxtil, assim como os outros elementos constituintes de uma pintura sobre tela, pode vir a sofrer alterações em sua estrutura, seja por degradação natural ou por fatores que implicam para que isso ocorra. A temperatura está entre os principais agentes de deterioração que afeta de modo negativo o tecido, pois em constante variação, acarreta mudanças físicas-químicas no suporte, que consequentemente podem vir a alterar a própria camada pictórica. A técnica de análise térmica utilizada para o desenvolvimento desse estudo foi a termogravimetria, que por meio de um controle de temperatura possibilita estudar o efeito que uma variação térmica tem sobre o material têxtil, o que permitiu observar as etapas do processo de variação de massa a que os tecidos analisados foram submetidos, com o auxílio de uma termobalança, um tipo de instrumentação própria da técnica. De modo geral, esse trabalho tem por objetivo ampliar a pesquisa no campo da pintura voltada para os suportes em tela, contribuindo para a geração de conhecimento na área, atuando, assim, como uma referência complementar na conservação e restauração para melhor entendimento desse tipo de material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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