Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17727
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rizzo, Márcia de Mathias | - |
dc.contributor.author | Leal, Caroline Pinho | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T14:58:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.citation | LEAL. Caroline Pinho. Estudo e análise de fragmentos têxteis relacionados a tecidos aplicados como suporte em pinturas de cavalete. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17727 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise térmica | pt_BR |
dc.subject | Pintura de cavalete | pt_BR |
dc.subject | Tecido | pt_BR |
dc.subject | Termogravimetria | pt_BR |
dc.title | Estudo e análise de fragmentos têxteis relacionados a tecidos aplicados como suporte em pinturas de cavalete | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolve um estudo teórico e prático de tecidos relacionados com a pintura de cavalete, através da análise térmica destes materiais, no intuito de observar o seu comportamento diante de fatores térmicos não favoráveis, além de observar de que maneira isso pode influenciar num processo de conservação e restauração de uma pintura sobre tela. Para isso, foi desenvolvido um panorama histórico do uso do tecido como principal suporte para pintura. Ao se deparar com uma pintura, a camada pictórica é o ponto principal da obra. É por ela que ocorre a explosão de cores, o surgimento de imagens e intervenções, entretanto uma pintura é composta por várias etapas, sendo o suporte uma parte essencial dessa composição. O suporte têxtil, assim como os outros elementos constituintes de uma pintura sobre tela, pode vir a sofrer alterações em sua estrutura, seja por degradação natural ou por fatores que implicam para que isso ocorra. A temperatura está entre os principais agentes de deterioração que afeta de modo negativo o tecido, pois em constante variação, acarreta mudanças físicas-químicas no suporte, que consequentemente podem vir a alterar a própria camada pictórica. A técnica de análise térmica utilizada para o desenvolvimento desse estudo foi a termogravimetria, que por meio de um controle de temperatura possibilita estudar o efeito que uma variação térmica tem sobre o material têxtil, o que permitiu observar as etapas do processo de variação de massa a que os tecidos analisados foram submetidos, com o auxílio de uma termobalança, um tipo de instrumentação própria da técnica. De modo geral, esse trabalho tem por objetivo ampliar a pesquisa no campo da pintura voltada para os suportes em tela, contribuindo para a geração de conhecimento na área, atuando, assim, como uma referência complementar na conservação e restauração para melhor entendimento desse tipo de material. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CPLeal.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.