Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Fernando Melo | - |
dc.contributor.author | Cosme, Tainá Alborghetti | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T17:03:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2009-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17732 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gás Natural | pt_BR |
dc.subject | Destilação | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis líquidos | pt_BR |
dc.subject | Indústria petroquímica | pt_BR |
dc.title | Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9251265662493279 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3236872409209216 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães | - |
dc.contributor.referee2 | Vaz Júnior, Carlos André | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1862808949097711 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Hermes, Carlos Henrique Montenegro Fonseca | - |
dc.description.resumo | A tecnologia de produção de combustíveis sintéticos vem sendo estudada como forma de conseguir combustíveis mais limpos, que atendam à demanda ambiental crescente e que diminuam a dependência dos combustíveis provenientes do petróleo. A tecnologia Gas-To- Liquid (GTL) envolve um conjunto de processos que levam à transformação química do gás natural em combustíveis líquidos isentos de enxofre. No presente trabalho foi realizada uma revisão dos processos envolvidos pela tecnologia GTL e então foi proposta melhor a rota tecnológica. O óleo cru formado pela tecnologia GTL é uma mistura de hidrocarbonetos, que sem o devido processamento tem pouquíssimas aplicações. Para que o potencial energético desse óleo seja aproveitado ao máximo e as frações sejam obtidas, ele deve ser submetido a um processo de separação. Aqui foi estudado a separação do óleo obtido pela tecnologia GTL em suas frações básicas (leves, nafta, querosene, diesel e resíduo), através de uma coluna de destilação atmosférica. De acordo com a importância do processo de separação, um estudo foi realizado para avaliar as condições desse processo e a influência de algumas variáveis de processo sobre os parâmetros de diâmetro e custo da coluna e cargas térmicas (relativas ao refervedor e condensador). As simulações computacionais foram realizadas através do simulador comercial UNISIM. E ainda, para facilitar os cálculos e automatizar as simulações, foi introduzida uma ferramenta de comunicação UNISIM-Excel. A análise dos resultados das simulações permitiu verificar quais as variáveis que mais afetam os parâmetros de avaliação e possibilitou propor qual seria a melhor configuração dentre as estudadas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FCoutinho_compressed.pdf | 699.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.