Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17732
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Fernando Melo
Cosme, Tainá Alborghetti
Tutor: Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da
Resumen: A tecnologia de produção de combustíveis sintéticos vem sendo estudada como forma de conseguir combustíveis mais limpos, que atendam à demanda ambiental crescente e que diminuam a dependência dos combustíveis provenientes do petróleo. A tecnologia Gas-To- Liquid (GTL) envolve um conjunto de processos que levam à transformação química do gás natural em combustíveis líquidos isentos de enxofre. No presente trabalho foi realizada uma revisão dos processos envolvidos pela tecnologia GTL e então foi proposta melhor a rota tecnológica. O óleo cru formado pela tecnologia GTL é uma mistura de hidrocarbonetos, que sem o devido processamento tem pouquíssimas aplicações. Para que o potencial energético desse óleo seja aproveitado ao máximo e as frações sejam obtidas, ele deve ser submetido a um processo de separação. Aqui foi estudado a separação do óleo obtido pela tecnologia GTL em suas frações básicas (leves, nafta, querosene, diesel e resíduo), através de uma coluna de destilação atmosférica. De acordo com a importância do processo de separação, um estudo foi realizado para avaliar as condições desse processo e a influência de algumas variáveis de processo sobre os parâmetros de diâmetro e custo da coluna e cargas térmicas (relativas ao refervedor e condensador). As simulações computacionais foram realizadas através do simulador comercial UNISIM. E ainda, para facilitar os cálculos e automatizar as simulações, foi introduzida uma ferramenta de comunicação UNISIM-Excel. A análise dos resultados das simulações permitiu verificar quais as variáveis que mais afetam os parâmetros de avaliação e possibilitou propor qual seria a melhor configuração dentre as estudadas.
Materia: Gás Natural
Destilação
Combustíveis líquidos
Indústria petroquímica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCoutinho_compressed.pdf699.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.