Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17739
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Potencialidades do uso de manoproteínas de saccharomyces cerevisiae como fonte de produtos para indústria vinícola
Author(s)/Inventor(s): Cinelli, Bernardo Alves
Figueiredo, Eduardo Augusto Henriques
Advisor: Salgado, Andréa Medeiros
Co-advisor: Barreto, Daniel Weingart
Abstract: Este trabalho propõe uma alternativa que visa agregar valor à biomassa de levedura proveniente de rejeitos de processos fermentativos. A célula de levedura Saccharomyces cerevisiae, em especial sua parede celular, constituí-se como fonte de moléculas bioativas, como as beta glucanas e as manoproteínas, sendo estas uma classe de proteínas altamente glicolisadas. A partir da análise das diversas aplicações dos componentes da parede celular de leveduras, nas mais diversas áreas, as manoproteínas apresentam enfoque especial, já que mostram uma potencial aplicabilidade na indústria vinícola como estabilizante da cor, aroma e dos sais tartáricos presentes no vinho. Além de apresentar uma vantagem importante que é sua origem natural. Para obtenção das manoproteínas, foram realizados alguns métodos para promover o rompimento celular e sua separação da parede celular incluindo lises térmicas e enzimáticas. O método térmico de obtenção de manoproteínas de parede celular de leveduras que demonstrou melhores resultados teve um rendimento de 7,9% em relação ao peso seco de levedura e mostrou boa ação emulsificante. Foi projetada ainda uma operação em larga escala (scale-up do processo de bancada). Tal operação foi alvo de uma análise de viabilidade econômica, que compreendeu o estabelecimento de um mercado alvo para o produto e estimativas de investimento necessário e custo de produção total, gerando subsídios para realizar a projeção do fluxo de caixa e utilizar indicadores de viabilidade econômica, como a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL), mostrando que se trata de um projeto atrativo. O projeto ainda foi submetido a uma análise de sensibilidade, visando mensurar a robustez dos resultados, diante de mudanças em parâmetros, como o preço de venda do produto e de compra de insumos.
Keywords: Indústria
Vinho
Vinícola
Levedura
Análise econômica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CINELLI, Bernardo Alves; FIGUEIREDO, Eduardo Augusto Henriques. Potencialidades do uso de manoproteínas de saccharomyces cerevisiae como fonte de produtos para indústria vinícola. 2010. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Engenharia de Bioprocessos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BACinelli.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.