Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17743
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A tutela da honra da pessoa humana nas redes sociais virtuais: análise da honra objetiva e os novos meios virtuais de integração social e manifestação individual
Author(s)/Inventor(s): Trindade, Vinicius Gomes de Andrade
Advisor: Martins, Guilherme Magalhães
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo explorar a relação entre a tutela da honra objetiva e a sua observância em ambientes virtuais. A responsabilidade civil referente aos danos causados na tutela da honra e as decorrentes indenizações por danos morais e os direitos da personalidade referente à honra são observados à luz da internet considerada como um novo locus para interações sociais cabendo um tratamento jurídico diferenciado do que entendemos até então sobre responsabilidade civil. Depois de apresentado o histórico e o conceito de honra, segue-se para a análise de como as questões da honra objetiva na internet tem sido tratada nos Tribunais brasileiros. Através de uma análise crítica do comportamento social do homem comum nas redes de comunicação virtuais segue-se para a proposta de um novo tratamento da tutela da honra objetiva.
Keywords: Honra
Internet
Responsabilidade Civil
Direitos da Personalidade
Honor
Civil Responsability
Personality Rights
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TRINDADE, Vinicius Gomes de Andrade. A tutela da honra da pessoa humana nas redes sociais virtuais: análise da honra objetiva e os novos meios virtuais de integração social e manifestação individual. 2021. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VGATrindade.pdf421.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.