Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17810
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O estudo do papel das redes extracelulares de neutrófilo na infecção por Leishmania
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Letícia Leonardo
Tutor: Guimarães, Anderson
Resumen: Os neutrófilos são células fagocíticas e possuem diversos mecanismos efetores, como a liberação das redes extracelulares de neutrófilos (NETs). Essas células constituem a primeira linha de defesa do organismo contra patógenos. As NETs são compostas pela cromatina descondensada, associada a proteínas de diversos compartimentos celulares e funcionam na contenção e morte dos microrganismos. Nosso grupo demonstrou que a liberação dessas redes pode ser induzida na infecção por Leishmania e que as NETs prendem e matam o parasito. Contudo, o papel das NETs em modular as respostas de outras células fagocíticas, importantes na leishmaniose, foi pouco abordado. Os monócitos são células fagocíticas recrutadas logo após a primeira onda de recrutamento de neutrófilos para a derme do hospedeiro infectado com Leishmania e são importantes para o estabelecimento da infecção. Nosso trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos das redes extracelulares de neutrófilos nos monócitos infectados por Leishmania major, e se essa interação é capaz de alterar a sobrevivência dos parasitos nos monócitos. Os neutrófilos e monócitos humanos foram isolados do sangue periférico de doadores saudáveis e usados nos experimentos reportados aqui. As NETs foram produzidas por ativação dos neutrófilos com promastigotas de Leishmania. As redes foram quantificadas no sobrenadante através da dosagem de DNA. Para o ensaio de sobrevivência os monócitos foram infectados com promastigotas de Leishmania major, tratados ou não com NETs e, após 48 horas, lisados para a contagem dos parasitos viáveis. O mesmo ensaio de sobrevivência foi realizado com monócitos infectados tratados com elastase neutrofílica.Nossos resultados mostram que as redes extracelulares de neutrófilos, ao interagirem com os monócitos infectados com L.major, são capazes de aumentar a sobrevivência do parasito. O bloqueio da endocitose das NETs, causado pela administração de citocalasina D, inibiu o efeito das redes, reduzindo a sobrevivência do parasito. Da mesma forma, a adição de elastase aumenta a sobrevivência de L. major nos monócitos. Este efeito não foi observado na infecção por L. amazonensis. Na tentativa de estabelecer um mecanismo que explique nossos resultados, tentamos quantificar a produção das espécies reativas de oxigênio (ROS) na cultura de monócitos infectados, tratados ou não com elastase. Não observamos diferenças na produção de ROS entre os grupos. Evidenciamos aqui um aspecto interessante da interação entre os neutrófilos e monócitos na infecção por Leishmania major e experimentos futuros serão direcionados para entender os mecanismos envolvidos no aumento da infecção causado pelas NETs.
Materia: Neutrófilos
Leishmania
Armadilhas extracelulares
Neutrophils
Extracellular traps
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-feb-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, L. L. (2021). O estudo do papel das redes extracelulares de neutrófilo na infecção por Leishmania [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LLSantos.pdf661.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.