Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Danusia Torres dos | - |
dc.contributor.author | Resende, Beatriz Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T20:12:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17825 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Contos brasileiros | pt_BR |
dc.title | O carnaval no ensino de PLE a partir do conto Restos do Carnaval de Clarice Lispector | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho discutiu a presença da literatura no ensino de línguas, em especial no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). Reconhecendo a importância do texto literário no ensino de línguas, buscou-se debater sobre formas de integrá-lo ao ensino de PLE. Sendo assim, considerando que o texto literário possibilita ao aprendiz de PLE o acesso a aspectos da cultura brasileira, pretendeu-se, por meio de um conto de Clarice Lispector, promover reflexões sobre o Brasil de ontem e o de hoje. Foram etapas da metodologia deste trabalho: a análise da presença de textos literários nas unidades finais do livro Bem-Vindo!; seleção e análise de um tópico cultural do levantamento realizado; seleção e análise de um conto relacionado ao tópico de Carnaval, Restos do Carnaval, de Clarice Lispector. Foram conceitos importantes para a realização deste trabalho: literatura no ensino de PLE a partir de Serrani (2005), Takahashi (2008) e Xavier (2016); interculturalidade, com Mendes (2012); representações sociais, com Hall (2016) e Jodelet (2001). Os resultados desse trabalho apontaram para a importância de o professor de PLE recorrer ao texto literário para preparação de suas aulas, assim como o letramento crítico do professor de PLE. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BMResende.pdf | 634.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.