Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17849
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O gênero textual folheto publicitário e o ensino da língua árabe
Author(s)/Inventor(s): Figueiredo, Caroline de Cássia Victoriano
Advisor: Silva, Bianca Graziela Souza Gomes da
Abstract: O trabalho é uma reflexão sobre o uso de gêneros textuais no ensino de língua árabe, em particular, o folheto publicitário. Considerando as dificuldades pela escassez de materiais que representem gênero textual autêntico e que sejam adequados à fase de aquisição das estruturas básicas do árabe ensinadas no primeiro ano de estudo, propôs-se a utilização dos folhetos de publicidade, considerando que seriam um material relevante para ser utilizado neste período inicial de aprendizagem. Partiu-se de uma verificação que observou se os estudantes conseguiam identificar nos textos as estruturas linguísticas que já tinham aprendido a fim de se testar a eficácia do material como complemento do livro didático adotado para o estudo da língua. Aplicou-se uma atividade de leitura utilizando folhetos publicitários do Egito para alunos do primeiro ano da Graduação da Faculdade de Letras. O resultado da atividade com os folhetos publicitários mostrou-se eficaz, pois contribuiu para ampliar a compreensão da língua árabe e fazer os alunos capazes de utilizar o gênero como modelo para uma produção textual, pelo fato de ser um texto pequeno, com vocabulário simples, tornando-o capaz de auxiliar no ensino do idioma em questão.
Keywords: Língua árabe
Gêneros textuais
Folhetos
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Árabe

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCVFigueiredo.pdf848.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.