Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouvea, Marli Teixeira-
dc.contributor.authorBarreto, Pamela Gomes-
dc.date.accessioned2022-07-26T14:27:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:18Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationBARRETO, Pamela Gomes. Centro cultural casa da ciência: UFRJ. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição de Interior) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17904-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectInteriorespt_BR
dc.subjectTroca de saberpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.titleCentro cultural casa da ciência: UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza, Kátia Maria de-
dc.description.resumoO projeto foi desenvolvido para o Centro Cultural Casa da Ciência da UFRJ, localizado na Rua Lauro Müller, 3 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-160, e teve por objetivo a reconfiguração dos espaços sociais e administrativos ali encontrados além da criação de um caminho projetual pensado exclusivamente para o centro cultural. A ideia inicial foi baseada nos estudos de fluxos e setorização, tendo em vista a necessidade de realocação da parte administrativa, para que houvesse um melhor aproveitamento dos três grandes espaços encontrados: prédio principal, prédio secundário e a ampla área externa. Outro ponto de partida importante para o desenvolvimento do projeto foi a preservação da arquitetura e fachadas do prédio principal, considerando a construção do prédio e preservando sua memória. O projeto desenvolve o seu conceito nos significados de cada escolha, trabalhando a construção de diversos conhecimentos que são compartilhados naquele local, que unidos, formam um grande saber. Na Casa da Ciência, vemos o contato direto entre a Universidade e a comunidade, onde o conhecimento não é oferecido com o fim em si mesmo, mas sim baseado nas trocas de saberes advindas dos dois lados. Além disso, desenvolve a democratização da ciência por meio da ludicidade, criando um ambiente atrativo, que desperte curiosidade dos visitantes, trabalhando com elementos que remetem assuntos ali abordados, pretendendo quebrar barreiras que são enxergadas quando o assunto é "ciência"pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Composição de Interior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PGBarreto.pdf17.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.