Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17921
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A análise da formação dos tópicos na primeira sessão conjunta de uma mediação familiar judicial |
Author(s)/Inventor(s): | Figueiredo, Leonardo Sá de |
Advisor: | Santana, Marilson dos Santos |
Abstract: | O trabalho tem por objetivo explorar a teoria e a prática relacionada ao tema da mediação de conflitos. Busca-se, de forma interdisciplinar, entender e observar como os tópicos surgem em uma sessão de mediação e como as partes e o mediador agem diante disso. Passando por temas do direito e da linguagem, será realizado um contraponto entre o que traz a teoria e o que, de fato, ocorre na prática, tendo como base uma mediação familiar judicial ocorrida no ano de 2008, em que um casal disputa pela guarda dos filhos. A pesquisa é qualitativa, interpretativa, em estudo de caso em Análise da Conversa e Etnometodologia. Como resultado ratifica-se a busca por um desenvolvimento no tema da mediação de conflitos, bem como a possibilidade de aprimoramento constante da prática de profissionais, de modo a trazer benefícios para a sociedade como um todo. |
Keywords: | Mediação Direito Linguagem Análise da Conversa |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICA |
Production unit: | Faculdade Nacional de Direito |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | FIGUEIREDO, Leonardo Sá de. A análise da formação dos tópicos na primeira sessão conjunta de uma mediação familiar judicial. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LSFigueiredo.pdf | 409.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.