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http://hdl.handle.net/11422/17970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Peixoto, Alessandro Jacoud | - |
dc.contributor.author | Silva, Henrique Patusco Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T20:25:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17970 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | VANT | pt_BR |
dc.subject | Modelo Dinâmico | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | UAV | pt_BR |
dc.title | Modelagem, simulação e controle de uma aeronave não tripulada de asa fixa | pt_BR |
dc.title.alternative | modeling, simulation and control of a non-aircraft fixed-wing crew | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7341141838695457 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2399019801664057 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Santiago, Alexandre Alves | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8353009493217389 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lizarralde, Fernando | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Ramon Romankevicius | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, é desenvolvido o modelo em escala reduzida da aeronave Atobá, o veículo aéreo não tripulado (VANT) de defesa da empresa Stella Tecnologia. O projeto é dividido em três etapas: modelagem mecânica; modelagem da dinâmica não linear e linearizada; e projeto de um controlador para estabilização de voo. O modelo mecânico é desenvolvido utilizando-se o software SolidWorks, que permite a análise geométrica e inercial da aeronave. Estes parâmetros são então levados aos softwares Athena Vortex Lattice (AVL) para a análise aerodinâmica, e ao Matlab/Simulink para análise do modelo dinâmico não linear. Com o auxílio do blockset AeroSim, é obtida a dinâmica linearizada da aeronave na forma do modelo no espaço de estados, sendo então projetado um controlador Proporcional Integral Derivativo (PID) para estabilizar o voo em regime permamente. Sua sintonia é validada através de simulações no modelo não linear no Matlab/Simulink. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação |
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