Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17979
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Em busca da princesa "de verdade": a construção da mulher em A princesa e a ervilha e na adaptação de Once upon a mattress
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Clarice Frauches
Tutor: Wels, Erica Schlude
Resumen: Os contos de fadas são um gênero literário que permanece vivo na memória cultural do Ocidente, sendo frequentemente revisitado em adaptações contemporâneas. A adaptação é, no entanto, um processo complexo, especialmente quando consideramos as transformações socioculturais que se desenvolveram desde a origem dos contos. A evolução das teorias de gênero, em particular, gerou uma mudança significativa na interpretação dos valores patriarcais intrínsecos a estas histórias. Pensando nisso, este trabalho analisa como a adaptação fílmica Once upon a mattress (2005) recria o conto de Hans Christian Andersen A princesa e a ervilha (1835), focando na construção da mulher. Para tanto, são realizadas uma revisão bibliográfica e uma análise comparativa das obras, centralizada na caracterização das personagens femininas. Este trabalho demonstra, em sua conclusão, que o filme tenta construir uma leitura simultaneamente crítica e honrosa do conto original, parodiando valores patriarcais dos contos de fadas e, ambiguamente, preservando certas convenções românticas.
Materia: Crítica literária
Interpretação
Língua inglesa
Contos de fada
Estudos feministas
Literatura comparada
Cinema
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CFSiqueira.pdf438.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.