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dc.contributor.advisorPeixoto, Alessandro Jacoud-
dc.contributor.authorLira, Gabriel Rodrigues de-
dc.contributor.authorMonteiro, José Guilherme Tavares-
dc.date.accessioned2022-07-29T17:09:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:19Z-
dc.date.issued2017-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18007-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRobôs autônomospt_BR
dc.subjectcontrole Linearpt_BR
dc.subjectcontrole angularpt_BR
dc.subjectCruise controlpt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de softwarept_BR
dc.subjectvisão computacionalpt_BR
dc.subjectrobóticapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma bancada experimental para testes de veículos terrestres autônomospt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an experimental bench for tests of autonomous land vehiclespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7341141838695457pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5253322725792905pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Ramon Romankevicius-
dc.contributor.referee2Carvalho, Lilian Kawakami-
dc.contributor.referee3Dias, Diego Pereira-
dc.description.resumoNeste trabalho é realizado o desenvolvimento de uma bancada experimental para avaliar esquemas de controle para robôs terrestres autônomos visando potenciais aplicações no controle de um carro que se movimente de forma autônoma no trânsito de uma cidade. Na primeira etapa deste projeto, especifica-se todo o hardware da bancada, a aquisição dos robôs, a montagem de toda a bancada, assim como o desenvolvimento e codificação do firmware de comunicação dos robôs, a modelagem matemática e o desenvolvimento do simulador dos robôs. Como segunda etapa destaca-se o desenvolvimento de um software que engloba diversas funcionalidades, como: os algoritmos para obtenção da posição e orientação de cada robô, baseados em visão computacional, os algoritmos de controle, algoritmos de aquisição e visualização de dados e a interface com o usuário. A estratégia de controle desenvolvida visa permitir que o veículo evite colisões em um cruzamento, por exemplo, que permaneça a uma distância segura do veículo a sua frente em uma velocidade de cruzeiro pré-estabelecida (cruise control) e que permita que o veículo realize ultrapassagens seguras. Os diversos sensores necessários em uma aplicação real são emulados pela informação de posição e orientação de cada veículo obtidas por meio de visão computacional. O esquema de controle de cada veículo utiliza apenas as informações do veículo mais próximo afim de emular uma situação real. Da modelagem completa de cada veículo, robôs terrestres tipo uniciclo, um modelo simples é obtido e utilizado para projeto do controle. O modelo completo constitui o simulador desenvolvido. Os resultados experimentais com dois robôs evidenciam a eficácia do esquema de controle utilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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