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http://hdl.handle.net/11422/18007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Peixoto, Alessandro Jacoud | - |
dc.contributor.author | Lira, Gabriel Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Monteiro, José Guilherme Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T17:09:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18007 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Robôs autônomos | pt_BR |
dc.subject | controle Linear | pt_BR |
dc.subject | controle angular | pt_BR |
dc.subject | Cruise control | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento de software | pt_BR |
dc.subject | visão computacional | pt_BR |
dc.subject | robótica | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma bancada experimental para testes de veículos terrestres autônomos | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of an experimental bench for tests of autonomous land vehicles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7341141838695457 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5253322725792905 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Ramon Romankevicius | - |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Lilian Kawakami | - |
dc.contributor.referee3 | Dias, Diego Pereira | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho é realizado o desenvolvimento de uma bancada experimental para avaliar esquemas de controle para robôs terrestres autônomos visando potenciais aplicações no controle de um carro que se movimente de forma autônoma no trânsito de uma cidade. Na primeira etapa deste projeto, especifica-se todo o hardware da bancada, a aquisição dos robôs, a montagem de toda a bancada, assim como o desenvolvimento e codificação do firmware de comunicação dos robôs, a modelagem matemática e o desenvolvimento do simulador dos robôs. Como segunda etapa destaca-se o desenvolvimento de um software que engloba diversas funcionalidades, como: os algoritmos para obtenção da posição e orientação de cada robô, baseados em visão computacional, os algoritmos de controle, algoritmos de aquisição e visualização de dados e a interface com o usuário. A estratégia de controle desenvolvida visa permitir que o veículo evite colisões em um cruzamento, por exemplo, que permaneça a uma distância segura do veículo a sua frente em uma velocidade de cruzeiro pré-estabelecida (cruise control) e que permita que o veículo realize ultrapassagens seguras. Os diversos sensores necessários em uma aplicação real são emulados pela informação de posição e orientação de cada veículo obtidas por meio de visão computacional. O esquema de controle de cada veículo utiliza apenas as informações do veículo mais próximo afim de emular uma situação real. Da modelagem completa de cada veículo, robôs terrestres tipo uniciclo, um modelo simples é obtido e utilizado para projeto do controle. O modelo completo constitui o simulador desenvolvido. Os resultados experimentais com dois robôs evidenciam a eficácia do esquema de controle utilizado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação |
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