Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18018
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O oligopólio das Big Four no setor da auditoria externa nas empresas mais negociadas da Bolsa de Valores de São Paulo e a eficiência da Instrução 308/99 da CVM
Author(s)/Inventor(s): Soares, Arthur Ricardo Teixeira Guerreiro
Advisor: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Abstract: O objetivo do presente artigo é a análise do mercado de auditoria no Brasil, sua concentração, com foco nas empresas participantes da carteira Ibovespa. É importante salientar que se parte do pressuposto no qual esse mercado no Brasil fica concentrado nas mãos das quatro firmas de auditoria denominadas Big Four, são elas: Ernst Young, Deloitte & Touche, KPMG e PricewaterhouseCoopers. O trabalho introduz o tema trazendo o contexto histórico em que se formou a citada concentração, além de apresentar e relacionar a instrução normativa número 308 da CVM. O texto aborda, ainda, sobre a eficácia da mencionada normativa como também os resultados relevantes de estudos anteriores e a explicação do que se trata o Índice Bovespa. Ao final, esse estudo apresenta os resultados que confirmam a existência da concentração de mercado no âmbito da prestação de serviços de auditoria. Os resultados também põem em dúvida a eficácia da instrução 308 da CVM, pois comprovam que, apesar da obrigatoriedade do rodízio de firmas, essa troca ocorre quase que somente entre quatro empresas diferentes. O texto em pauta foi realizado a partir de análises de referenciais bibliográficos e de pesquisa contábil.
Keywords: Auditoria externa
Concentração de mercado
Firmas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Arthur Ricardo Teixeira Guerreiro Soares. O oligopólio das Big Four no setor da auditoria externa nas empresas mais negociadas da Bolsa de Valores de São Paulo e a eficiência da Instrução 308/99 da CVM. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTGSoares.pdf154.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.