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http://hdl.handle.net/11422/18024
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Rocha, Adriana da Cunha | - |
dc.contributor.author | Neto, Inoel Bagueira Leal | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T18:15:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18024 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aços 2,25Cr-1Mo | pt_BR |
dc.subject | caracterização de precipitados | pt_BR |
dc.subject | evolução microestrutural | pt_BR |
dc.title | Técnicas e metodologias para a análise de carbetos no aço ferrítico 2,25Cr-1Mo | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of techniques and methodologies for a carbon analysis in the 2.25cr-1mo ferritic steel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4308030594595498 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Gabriela Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Andrea Pedroza da Rocha | - |
dc.description.resumo | O aço ferrítico 2,25Cr-1Mo é muito utilizado em aplicações de altas temperaturas e pressões, como caldeiras de usinas termelétricas. Entretanto, o uso nessas condições leva a alterações na microestrutura, como o surgimento de carbetos que prejudicam as condições de serviço e levam ao fim da vida útil de componentes desses equipamentos. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do entendimento da degradação microestrutural do aço ferrítico 2,25Cr-1Mo e dessa forma, aumentar a vida útil de equipamentos de usinas termelétricas. Para tal, foram recebidos 2 corpos de prova que haviam sido submetidos a ensaio de tração para cada uma das temperaturas a seguir, temperatura ambiente, 500ºC e 550ºC, totalizando 6 corpos de prova. Os corpos de prova foram então analisados via microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por difração por raios X (DRX). O DRX indicou a presença de carbeto tipo M6C, que causa a dissolução de pequenos carbetos menos estáveis e, consequentemente, leva a redução da resistência a tração em altas temperaturas. O fato de esse carbeto ter sido identificado tanto na temperatura ambiente quanto em 500ºC indica que a formação ocorreu, provavelmente, durante o envelhecimento em serviço (518ºC). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Metalúrgica |
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