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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Viragem de vagões de pellet feed de minério de ferro: dispositivo de ensaio e modelagem
Otros títulos: Car dumping of iron ore pellet feet: testing device and mathematical modelling
Autor(es)/Inventor(es): Cosentino, Pietro Giuseppe De Seta
Tutor: Carvalho, Rodrigo Magalhães de
Resumen: A adesão causa diversas falhas e perdas no processo de transporte de materiais de granulometria fina. Devido as características hidrofílicas destes materiais, nota-se um aumento na adesão em função do seu teor de umidade. O objetivo do presente trabalho é representar este efeito da umidade no material particulado em escala laboratorial e simular o fenômeno numericamente, utilizando a modelagem do DEM acoplada ao modelo de contato coesivo JKR. Para tal, os modelos físico e numérico foram baseados na geometria e parâmetros do processo industrial de viragem de vagão, pois este sofre diretamente com a adesão dos particulados, gerando perdas financeiras devido a danos ao equipamento e perdas de material. Foi desenvolvido o equipamento de viragem laboratorial (EVL), onde foi testado o comportamento adesivo do pellet feed de minério de ferro para diversos teores de umidade. O modelo computacional utilizou os parâmetros e geometria dos testes físicos a fim de observar como a massa aderida varia em função da energia de superfície. Ao final foi possível traçar uma correlação numérica entre os resultados, relacionando a energia de superfície do modelo numérico com a umidade do pellet feed.
Materia: Virador de vagões
pellet feed
DEM
JKR
elementos discretos
modelo Numérico
coesão
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Metalúrgica

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