Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18062
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aplicação da técnica de correntes parasitas para detecção de trincas em aço dúplex 2205 com diferentes tratamentos térmicos
Otros títulos: Application of eddy current to detect cracks in Dúplex steel 2205 with different heat treatments.
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Beatriz Schuwartz Borba
Tutor: Pereira, Gabriela Ribeiro
Tutor : Camerini, Cesar Giron
Resumen: Os aços dúplex foram criados para suprir a necessidade de aços que combinassem adequada resistência mecânica e a corrosão por pite que não era provida pelos aços inoxidáveis tradicionais. Devido a essas características os aços dúplex são necessários em uma série de aplicações como por exemplo, na indústria têxtil. Este aço é também amplamente requisitado em tubulações de linha de gás e aplicações de processos nas plataformas offshore. A alta resistência destes aços permitiu a redução da espessura e consequentemente um menor peso nas plataformas. O material analisado neste trabalho foi da classe dos aços austenítico-ferrítico (dúplex) que devido às proporções similares destas duas fases apresentam alta resistência mecânica e corrosiva. Foi estudado especificamente o Dúplex 2205 (22% de cromo e 5% de níquel) e foi desenvolvida uma metodologia de detecção de defeitos (entalhes de eletroerosão) por correntes parasitas. A microestrutura deste aço foi modificada através de tratamento térmico (TT). Primeiramente, solubilização à temperatura de 1120°C em todas as amostras por 60 minutos. Seguido de resfriamento rápido à água. E por último, 4 das 5 amostras foram envelhecidas por 30, 45, 60 e 120 minutos, à temperatura de 800°C. Este tratamento promoveu a formação de uma fase deletéria, a fase sigma (σ), que se forma através da decomposição da ferrita, rica nos elementos Cr e Mo, que são formadores desta fase. O objetivo deste trabalho foi separar as diferentes informações eletromagnéticas ora relativas a presença da fase sigma ora relativas a presença dos defeitos no ensaio de correntes parasitas. A partir dos dados obtidos das varreduras com uma sonda de caracterização e uma sonda de detecção de defeitos foi possível detectar, respectivamente a fase sigma e os defeitos. Desta forma, cada sonda cumpriu claramente a sua especificação sem que um sinal alterasse as informações do outro.
Materia: Dúplex
correntes parasitas
defeitos
fase sigma
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: feb-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Metalúrgica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10020549.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.