Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18096
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O complexo industrial-militar e o estado brasileiro à luz dos arquivos do Estado-Maior das Forças Armadas (1962-1967)
Autor(es)/Inventor(es): Angelotti, Ana Lectícia Felix
Orientador: Lemos, Renato Luís do Couto Neto e
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o setor industrial privado envolvido na produção de material bélico e o Estado brasileiro, através do Estado-Maior das Forças Armadas, durante o período da ditadura empresarial-militar brasileira (1964-1985), considerando que a participação empresarial nessa interação representou a mais importante participação civil na realização e consolidação do golpe. Concentrará atenções na análise dos documentos do fundo Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), depositado no Arquivo Nacional e disponível no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), em busca de indícios que mostrem a relação entre o EMFA e o setor industrial privado. Com isso, o principal interesse aqui é contribuir para a análise da relação entre as classes dominantes civis e o Estado brasileiro na elaboração e efetivação do golpe de 1964, confirmando seu caráter de classe e do regime instaurado pós-64.
Palavras-chave: Forças Armadas
História do Brasil
Ditadura militar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Unidade produtora: Instituto de História
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALFAngelotti.pdf465.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.