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http://hdl.handle.net/11422/18119
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Análise técnico-econômica do processo BTL (biomass-to-liquid) pela síntese FISCHER-TROPSCH no Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Lessa, Juliana Haas Peçanha |
Tutor: | Alves, Flávia Chaves |
Tutor : | Martins, José Vitor Bomtempo |
Resumen: | Com o aumento da preocupação mundial em relação ao efeito estufa e ao uso de energias não renováveis foi aberta a oportunidade de pesquisas sobre energias alternativas geradas por biomassa. O crescente aumento do consumo de diesel no Brasil, e o avanço da síntese Fischer-Tropsch fizeram a tecnologia BTL uma alternativa para sua produção. A tecnologia BTL pode ser divida em: gaseificação, síntese Fischer-Tropsch e upgrading. Diversas matérias-primas biomássicas podem ser utilizadas no processo. Normalmente classificadas em herbáceas e lenhosas, necessitam de pré-tratamento antes de sua utilização sendo os mais usuais a pirólise rápida e a secagem. O bagaço de cana e o eucalipto são duas matérias-primas com potencial de utilização em uma planta BTL no Brasil. A gaseificação de biomassa tem como objetivo transformar biomassa em gás de síntese e pode ser feita em diferentes tipos de gaseificadores. Classificados de acordo com o leito utilizado tais como: leito fixo, leito fluidizado e leito arrastado. Sendo o mais avançado o de leito arrastado. A síntese Fischer-Tropsch consiste em transformar gás de síntese em hidrocarbonetos de cadeia longa em diferentes tipos de reatores, sendo o mais moderno o reator em lama. Os hidrocarbonetos formados passam por posterior upgrading para obtenção de diesel, nafta, gasolina e outros. Existem no mundo diversas linhas de pesquisa, a mais avançada delas a propõe a utilização de gaseificador de leito arrastado, juntamente com um reator em lama. Considerando-se esta linha de pesquisa o custo de produção do diesel sintético no Brasil, seria inferior ao biodiesel obtido pela transesterificação de lipídeos, porém superior ao do diesel tradicional. Para contornar este obstáculo o biodiesel sintético poderia ser misturado ao diesel tradicional em um primeiro momento, para incentivar sua produção e obter experiência e know how para otimização do processo e posterior redução dos custos. Os custos relacionados à biomassa são os que têm maior contribuição para o custo total de produção sendo assim pesquisas em diferentes tipos de matérias-primas, localização ideal e transporte são fundamentais para o desenvolvimento desta tecnologia. |
Materia: | biodiesel Termoquímica Gás de síntese Biocombustíveis Bioenergia Estudo de mercado |
Materia CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES CARACTERISTICAS DE PROCESSOS BIOQUIMICOS CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO |
Unidade de producción: | Escola de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | sep-2008 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Química |
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