Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1813
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreire, Alice Maria da Fonseca-
dc.contributor.authorAraújo, José Paulo de-
dc.date.accessioned2017-04-24T18:28:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:59Z-
dc.date.issued1995-03-17-
dc.identifier.citationARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1813-
dc.description.abstractInvestigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua e linguagempt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUm programa de auto-educação para professores de português como segunda línguapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2464659452804667pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0266986645925714pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Luiz Paulo da Moita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9443575304118422pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida Filho, José Carlos Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6713011855280201pt_BR
dc.description.resumoInvestiga uma proposta para a auto-educação de professores de Português para Estrangeiros (PE), a qual é baseada no modelo da Pragmática do Ensino de Línguas de Widdowson (1990). Utilizando uma metodologia etnográfica, busquei compreender os efeitos que teria um Material de Auto-Estudos, elaborado a partir daquele modelo, nas crenças e práticas de uma professora de PE iniciante. Conclui que a educação do professor de PE não poderia incluir apenas a leitura de teorias relevantes à sua atividade profissional ou a realização de tarefas e pesquisas. Os dados obtidos permitem crer que o processo de educação deva ser acompanhado de um processo de auto-reflexão. Esta combinação permitiria ao professor avaliar a validade de teorias e práticas reconhecidas ou criadas por ele proprio, o que em úlima instância contribuiria para o desenvolvimento de sua habilidade crítica e de sua autonomia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Interdisciplinar em Linguística Aplicada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
410299.pdf40.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.