Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1813
Especie: Dissertação
Título : Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, José Paulo de
Tutor: Freire, Alice Maria da Fonseca
Resumen: Investiga uma proposta para a auto-educação de professores de Português para Estrangeiros (PE), a qual é baseada no modelo da Pragmática do Ensino de Línguas de Widdowson (1990). Utilizando uma metodologia etnográfica, busquei compreender os efeitos que teria um Material de Auto-Estudos, elaborado a partir daquele modelo, nas crenças e práticas de uma professora de PE iniciante. Conclui que a educação do professor de PE não poderia incluir apenas a leitura de teorias relevantes à sua atividade profissional ou a realização de tarefas e pesquisas. Os dados obtidos permitem crer que o processo de educação deva ser acompanhado de um processo de auto-reflexão. Esta combinação permitiria ao professor avaliar a validade de teorias e práticas reconhecidas ou criadas por ele proprio, o que em úlima instância contribuiria para o desenvolvimento de sua habilidade crítica e de sua autonomia.
Resumen: Investigates a proposal for the self-education of teachers of Portuguese as a Second/Foreign Language (PSL/PFL), which is based on Widdowson's (1990) model (a Pramatics of Language Teaching). By using a syllabus developed in accordance with this theoretical model. I carried out an ethnographic investigation on the practices and beliefs of a beginner PSL teacher. The results obtained indicate that the education of PVL/PFL teachers could not consist only of readings of theoretical subjects and of tasks or suggestions for classroorn research. Data indicate that the process of teacher education should include a process of self-reflection, which would make it possible for teachers to evaluate both major theoretical paradigms and whatever theoretical knowledge produced by themselves. This could contribute to the development of these teacher’s critical thinking and autonomy.
Materia: Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Língua e linguagem
Aquisição da linguagem
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 17-mar-1995
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ARAÚJO, José P. Um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. 1995. 319 f. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Linguística Aplicada

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
410299.pdf40.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.