Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18144
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Sylas Campos
Orientador: Melo, Mônica Visconti de
Resumo: O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.
Palavras-chave: Torcedor
Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCGuimarães.pdf656.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.