Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18146
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A transparência das capitais brasileiras na pandemia COVID-19: um levantamento das receitas, despesas e contratos emergenciais
Author(s)/Inventor(s): Percut, Pedro Valerio Vieira
Advisor: Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Abstract: Com o avanço do coronavírus no país, a União transferiu recursos para reforçar as medidas de combate à pandemia nos Estados e Municípios. Para aumentar o tempo de resposta às demandas e reduzir a burocracia no enfrentamento à crise sanitária, a conversão da medida provisória 961/2020 na lei 14.065/2020 regulamentou a dispensa de licitações nas aquisições de bens e contratações de serviços relacionados a pandemia de covid-19. O objetivo deste estudo é avaliar a transparência das transferências dos recursos financeiros por meio do modelo Fundo a Fundo do Ministério da Saúde e dos auxílios financeiros da União para reforçar as medidas contra a pandemia nas capitais brasileiras. Da mesma forma, verifica-se também a divulgação das contratações e despesas com a pandemia. Para alcançar o seu propósito, adota-se a categoria de pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia quali-quantitativa neste estudo. Como resultado, observou-se que muitas capitais ainda pecam no detalhamento dos repasses não orçados recebidos da União, o que dificulta o seu acompanhamento. Os principais itens dos contratos firmados na pandemia foram divulgados e, a pesar de alguns dados desatualizados, mais da metade das capitais divulgaram informações sobre as despesas incorridas organizadas por fase de execução em página específica para monitoramento de gastos nos seus portais de transparência.
Keywords: Transparência
Acesso à informação
Accountability
COVID-19
Sistema Único de Saúde
Contratos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PERCUT, Pedro Valerio Vieira. A transparência das capitais brasileiras na pandemia COVID-19: um levantamento das receitas, despesas e contratos emergenciais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PVVPercut.pdf229.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.