Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18146
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A transparência das capitais brasileiras na pandemia COVID-19: um levantamento das receitas, despesas e contratos emergenciais
Autor(es)/Inventor(es): Percut, Pedro Valerio Vieira
Tutor: Sauerbronn, Fernanda Filgueiras
Resumen: Com o avanço do coronavírus no país, a União transferiu recursos para reforçar as medidas de combate à pandemia nos Estados e Municípios. Para aumentar o tempo de resposta às demandas e reduzir a burocracia no enfrentamento à crise sanitária, a conversão da medida provisória 961/2020 na lei 14.065/2020 regulamentou a dispensa de licitações nas aquisições de bens e contratações de serviços relacionados a pandemia de covid-19. O objetivo deste estudo é avaliar a transparência das transferências dos recursos financeiros por meio do modelo Fundo a Fundo do Ministério da Saúde e dos auxílios financeiros da União para reforçar as medidas contra a pandemia nas capitais brasileiras. Da mesma forma, verifica-se também a divulgação das contratações e despesas com a pandemia. Para alcançar o seu propósito, adota-se a categoria de pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia quali-quantitativa neste estudo. Como resultado, observou-se que muitas capitais ainda pecam no detalhamento dos repasses não orçados recebidos da União, o que dificulta o seu acompanhamento. Os principais itens dos contratos firmados na pandemia foram divulgados e, a pesar de alguns dados desatualizados, mais da metade das capitais divulgaram informações sobre as despesas incorridas organizadas por fase de execução em página específica para monitoramento de gastos nos seus portais de transparência.
Materia: Transparência
Acesso à informação
Accountability
COVID-19
Sistema Único de Saúde
Contratos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PERCUT, Pedro Valerio Vieira. A transparência das capitais brasileiras na pandemia COVID-19: um levantamento das receitas, despesas e contratos emergenciais. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PVVPercut.pdf229.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.