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dc.contributor.advisorBastian, Fernando Luiz-
dc.contributor.authorToledo, Breno Mussy Feres-
dc.date.accessioned2022-08-05T13:17:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:21Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18173-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais Compósitospt_BR
dc.subjectEstruturas Sanduíchept_BR
dc.subjectLongarinapt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectExcelpt_BR
dc.subjectMATLABpt_BR
dc.titleOtimização da Longarina da Asa de um VANT em Estrutura Sanduíchept_BR
dc.title.alternativeOptimization of an UAV Wing Spar in Sandwich Structurept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4180931687930942pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9101311560790999pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Cidade, Rafael de Azevedo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7603499901917294pt_BR
dc.contributor.referee1Castrodeza, Enrique Mariano-
dc.contributor.referee2Frota Júnior, Roberto Tibúrcio Canito-
dc.description.resumoAtualmente são feitos diversos estudos e pesquisas por novos materiais, sempre com o intuito de aprimorar o desempenho destes nas mais diversas áreas de aplicação. Em grande destaque aparecem os materiais compósitos, uma classe de materiais que vem sendo largamente utilizada em diversos setores da Engenharia. Além de apresentarem excelentes propriedades mecânicas específicas, podendo reduzir o peso de estruturas, juntamente com uma boa resistência à corrosão, os materiais compósitos ainda contam com a vantagem de permitirem o projeto de suas propriedades. Todos esses fatores contribuem para que essa classe de materiais seja uma boa alternativa em várias aplicações frente ao uso de outros materiais mais tradicionais, como, por exemplo, os aços e outras ligas metálicas, o que caracteriza sua crescente utilização principalmente nos segmentos industriais do automobilismo, de óleo e gás, da aeronáutica e também da construção civil. A proposta desse trabalho é fazer uma análise estrutural para otimizar as propriedades de peso e custo da longarina da asa de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de competição, estabelecendo um comparativo entre os materiais que constituem a estrutura, a partir de condições de contorno e carregamento previamente definidos. Para tal, foram feitas simulações utilizando os recursos e ferramentas disponíveis no Excel e no MATLAB, de forma a possibilitar também um comparativo dos resultados obtidos pelos dois softwares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Metalúrgica

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