Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeal, Luiz Antonio Ochsendorf-
dc.contributor.authorIsaias, Wana Evilla Sousa-
dc.date.accessioned2022-08-05T18:18:58Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationISAIAS, Wana Evilla Sousa. Uma análise comparativa entre as estratégias nacionais de educação financeira do Brasil e exterior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18199-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.titleUma análise comparativa entre as estratégias nacionais de educação financeira do Brasil e exteriorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Mônica Visconti de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Dilo Sergio de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2830084001022466pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é comparar a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) com as estratégias de países com alto índice de educação financeira, escolhidos com base nas conclusões do estudo de Klapper, Lusardi e Oudheusen (2015). Para isso, esse trabalho se baseou em uma pesquisa bibliográfica ao comparar o Brasil com o Canadá, Austrália e Nova Zelândia e utilizou um questionário aplicado online para buscar entender se a população brasileira está ou não familiarizada com a ENEF. As conclusões retiradas são de que o Brasil, apesar de apresentar diversas semelhanças com os programas dos países estudados, ainda precisa trabalhar em vários pontos de sua estratégia, como a implementação eficaz do tópico nas escolas, facilitação do acesso aos seus programas e ampliação da divulgação da ENEF, visto que, segundo resultados obtidos através do questionário, os brasileiros não conhecem a respeito dos programas, contudo, gostariam de aumentar seu conhecimento sobre educação financeira e acham que uma maior divulgação governamental seria essencial para estimular o interesse acerca do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WESIsaias.pdf372.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.