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http://hdl.handle.net/11422/18206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Tanzi Neto, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Souza, Laura Águia de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T18:57:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18206 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | A construção de espaços híbridos no ensino-aprendizagem remoto de língua inglesa como língua adicional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244801011056828 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7583040975611921 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional a partir de um ensino híbrido que promova verdadeiramente uma mudança de paradigmas quanto às aulas “tradicionais”. Através da reconceitualização do conceito de “hibrido” no contexto educacional atual, que vai muito além da alternância entre momentos presenciais e online, síncronos e assíncronos, propôs-se a criação de comunidades de aprendizagem na sala de aula remota como uma possibilidade da construção de espaços mais horizontais e democráticos de ensino-aprendizagem, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) como ferramentas desse processo. Além disso, com comunidades criadas, buscou-se a formação de zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), que na teoria sociocultural de Vygotsky, é o espaço em que o desenvolvimento se dá de forma colaborativa, por meio das trocas e interações, que por sua vez são os principais responsáveis pelo desenvolvimento humano e consequentemente, pelos processos de ensino-aprendizado. Destaca-se ainda, importância de uma pedagogia sociointeracional crítica e engajada, que estimule a agência dos estudantes nesses espaços para que eles e elas se engajem localmente e globalmente na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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