Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18206
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A construção de espaços híbridos no ensino-aprendizagem remoto de língua inglesa como língua adicional
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Laura Águia de
Tutor: Tanzi Neto, Adolfo
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional a partir de um ensino híbrido que promova verdadeiramente uma mudança de paradigmas quanto às aulas “tradicionais”. Através da reconceitualização do conceito de “hibrido” no contexto educacional atual, que vai muito além da alternância entre momentos presenciais e online, síncronos e assíncronos, propôs-se a criação de comunidades de aprendizagem na sala de aula remota como uma possibilidade da construção de espaços mais horizontais e democráticos de ensino-aprendizagem, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) como ferramentas desse processo. Além disso, com comunidades criadas, buscou-se a formação de zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), que na teoria sociocultural de Vygotsky, é o espaço em que o desenvolvimento se dá de forma colaborativa, por meio das trocas e interações, que por sua vez são os principais responsáveis pelo desenvolvimento humano e consequentemente, pelos processos de ensino-aprendizado. Destaca-se ainda, importância de uma pedagogia sociointeracional crítica e engajada, que estimule a agência dos estudantes nesses espaços para que eles e elas se engajem localmente e globalmente na construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Materia: Ensino híbrido
Aprendizagem
Língua inglesa
Ensino remoto
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LASouza.pdf351 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.