Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18206
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A construção de espaços híbridos no ensino-aprendizagem remoto de língua inglesa como língua adicional |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Laura Águia de |
Tutor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de aula de inglês como língua adicional a partir de um ensino híbrido que promova verdadeiramente uma mudança de paradigmas quanto às aulas “tradicionais”. Através da reconceitualização do conceito de “hibrido” no contexto educacional atual, que vai muito além da alternância entre momentos presenciais e online, síncronos e assíncronos, propôs-se a criação de comunidades de aprendizagem na sala de aula remota como uma possibilidade da construção de espaços mais horizontais e democráticos de ensino-aprendizagem, com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) como ferramentas desse processo. Além disso, com comunidades criadas, buscou-se a formação de zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), que na teoria sociocultural de Vygotsky, é o espaço em que o desenvolvimento se dá de forma colaborativa, por meio das trocas e interações, que por sua vez são os principais responsáveis pelo desenvolvimento humano e consequentemente, pelos processos de ensino-aprendizado. Destaca-se ainda, importância de uma pedagogia sociointeracional crítica e engajada, que estimule a agência dos estudantes nesses espaços para que eles e elas se engajem localmente e globalmente na construção de uma sociedade mais igualitária e justa. |
Materia: | Ensino híbrido Aprendizagem Língua inglesa Ensino remoto |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LASouza.pdf | 351 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.