Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Klítia Valeska Bicalho de-
dc.contributor.authorEvangelista, Gabriel Arruda-
dc.date.accessioned2022-08-05T19:31:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18211-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade de Serviçospt_BR
dc.subjectSatisfação de Clientespt_BR
dc.subjectConcentração de Mercadopt_BR
dc.subjectVarejo de Alimentospt_BR
dc.titleUma investigação sobre a qualidade dos serviços no varejo de alimentos - o caso do setor supermercadista da zona oeste do rio de janeiropt_BR
dc.title.alternativeAn investigation into the quality of services in food retail - the case of the supermarket sector in the west of rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Afonso Celso del Nero-
dc.contributor.referee2Jurkiewicz, Samuel-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a qualidade dos serviços no varejo de alimentos. São analisadas as relações de concentração de mercado do setor e a qualidade dos serviços apresentados pelos supermercados a partir da literatura existente. Para isto são estudados a evolução dos índices de concentração para o setor e é apresentado um pouco da trajetória de seus maiores competidores e de algumas empresas com presença relevante no cenário do Rio de Janeiro, nos últimos anos. Em seguida é feito um estudo de caso em supermercados da Barra da Tijuca e do Recreio no Rio de Janeiro. Para essa etapa, foram realizados um levantamento de preços de uma cesta de compras típica da classe média, com produtos básicos e não básicos, além de entrevistas com clientes explorando os aspectos dos supermercados valorizados por eles e suas percepções sobre a evolução da qualidade do serviço. Com isso são levantadas hipóteses e algumas conclusões sobre a homogeneização so serviço e sua qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10015894.pdf737.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.