Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18246
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desenvolvimento de um sistema de baixo custo para medição de parâmetros da frequência respiratória com aplicação em neurociência comportamental humana.
Other Titles: Development of a low-cost system for measuring respiratory rate parameters with application in human behavioral neuroscience.
Author(s)/Inventor(s): Reis, Bruno Gomes
Advisor: D'Avila, Carlos José Ribas
Co-advisor: Sanchez, Tiago Arruda
Abstract: O corpo humano é um sistema complexo cujo funcionamento e interações com o meio ambiente vem sendo estudado pela ciência contemporânea em constante evolução. O processo respiratório é composto basicamente de quatro etapas, sendo elas ventilação pulmonar, trocas gasosas, transporte sanguíneo e respiração celular. Pode-se observar que o sistema respiratório está intimamente ligado ao cardiovascular, uma vez que esse é o responsável pela circulação de sangue nas veias, ou seja, alterações na respiração podem ocasionar variações em outros aspectos da siologia humana, como a frequência cardíaca. Estudos recentes demonstram correlações entre diversas patologias e alterações comportamentais com mudanças nos padrões amplitude e frequência de inspiração e expiração no processo de ventilação. Motivado por estudos de neurociência comportamental, realizados no Laboratório de Neuroimagem e Psico siologia, surgiu a necessidade deste trabalho. Trata-se em sua essência, do desenvolvimento de um sistema de baixo custo capaz de mensurar, processar, exibir e exportar as informações de alguns parâmetros da ventilação respiratória, para que pesquisadores possam realizar análises de seus padrões em diversos experimentos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema composto por um conjunto de hardware e software, utilizando um termistor como sensor de uxo para detectar a passagem de ar por uma máscara, um sistema de controle para garantir o autoaquecimento do sensor, um reti cador de tensão capaz de entregar energia su ciente ao sistema, um microcontrolador que realiza a medição do sensor, a digitalização do resultado e a comunicação com o computador, um software de leitura e um sistema web capaz de realizar operações matemáticas, como análises no domínio da frequência e aplicação de ltros digitais passa-baixas, armazenamento de dados e exibição dos grá cos de forma interativa.
Keywords: Behavioral Neuroscience
Respiratory Frequency
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Production unit: Escola Politécnica
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia de Computação e Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10030797-min.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.