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http://hdl.handle.net/11422/18261
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Araujo Neto, Waldmir Nascimento | - |
dc.contributor.author | Coffone, Douglas da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T19:48:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudandil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil e formação de professores: tensões emergentes num curso noturno de química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8699176786861068 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valle, Anita Ferreira do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2206935989496987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vilela, Livia Cerqueira Crespo Tenorio | - |
dc.description.resumo | A partir da vivência acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de Licenciatura em Química, o ensaio apresenta teor de análise e crítico é alicerçado no referencial teórico de Boaventura dos Santos. Denotou-se as abissalidades encontradas na vivência, as negações e invisibilizações e radicais produzidas e estimuladas. O recorte do texto foi a assistência estudantil e sua efetividade e existências colocadas em cheque na avaliação da referida vivência citada e a partir do referencial teórico estabelecido. Seguidamente, propôs-se intervenções para que os conceitos e posicionamentos coletivos propostos por Boaventura fossem possíveis dentro do contexto da Licenciatura apresentado: construção e contribuição para um movimento contra hegemônico, a construção de uma ecologia de saberes e a dimensão de visão de mundo da hermenêutica diatópica, além do desenvolvimento de um cosmopolitismo subalterno. Tais conceitos foram apresentados e interpretados para as realidades de abissalidades e negação encontrados: coletivos racializados, LGBTQIAP+, pobres, trabalhadores e mulheres. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
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