Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18261
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Assistência estudantil e formação de professores: tensões emergentes num curso noturno de química |
Autor(es)/Inventor(es): | Coffone, Douglas da Rocha |
Orientador: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento |
Resumo: | A partir da vivência acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de Licenciatura em Química, o ensaio apresenta teor de análise e crítico é alicerçado no referencial teórico de Boaventura dos Santos. Denotou-se as abissalidades encontradas na vivência, as negações e invisibilizações e radicais produzidas e estimuladas. O recorte do texto foi a assistência estudantil e sua efetividade e existências colocadas em cheque na avaliação da referida vivência citada e a partir do referencial teórico estabelecido. Seguidamente, propôs-se intervenções para que os conceitos e posicionamentos coletivos propostos por Boaventura fossem possíveis dentro do contexto da Licenciatura apresentado: construção e contribuição para um movimento contra hegemônico, a construção de uma ecologia de saberes e a dimensão de visão de mundo da hermenêutica diatópica, além do desenvolvimento de um cosmopolitismo subalterno. Tais conceitos foram apresentados e interpretados para as realidades de abissalidades e negação encontrados: coletivos racializados, LGBTQIAP+, pobres, trabalhadores e mulheres. |
Palavras-chave: | Assistência estudandil Ensino de química |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Douglas da Rocha Coffone.pdf | 411.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.