Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1828
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: a experiência do TJUFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, Juliana Fernandes
Tutor: Becker, Beatriz
Resumen: Reflexão crítica sobre o potencial de apropriação da linguagem audiovisual na internet e pretende apontar perspectivas para a elaboração de um webjornalismo de maior qualidade, especialmente a partir da experiência do TJUFRJ – o telejornal online da Escola de Comunicação da UFRJ, que pode ser acessado pelo endereço www.tj.ufrj.br. O laboratório e o site TJUFRJ integra teoria e prática nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. É caracterizado pelas possibilidades de acessar reportagens em vídeo sobre os principais acontecimentos da ECO, de realizar transmissões ao vivo de palestras, aulas e debates, e, ainda, de funcionar como acervo audiovisual da produção acadêmica da Escola. O trabalho apresenta um mapeamento das características narrativas do jornalismo online que incorpora na produção de notícias a associação texto-imagem, inspirado na metodologia do Grupo de Jornalismo Online - UFBa, através de uma análise comparativa de seis sites - UOL News, Globo Vídeos, Web Television Network, ALLTV, Observatório da Imprensa e webTV UFRJ. Os resultados alcançados são referências para o reconhecimento e o aprimoramento do TJUFRJ como experiência relevante na formação dos alunos da Escola de Comunicação da UFRJ.
Materia: Jornalismo de qualidade
Novas tecnologias
Webjornalismo audiovisual
Newsmaking
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-jun-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TEIXEIRA, Juliana Fernandes. Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: a experiência do TJUFRJ. 2008. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFTeixeira.pdf870.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.